Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20965

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Luiza Pires Resende
Orientador LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS
Outros membros Douglas Machado Magalhães Lehner, Eduarda Silveira Soares, Ludmila do Carmo Couto Mendes, Maria Fernanda Santos Laia, Maria Luiza Costa Sepulcri, Paula Nepomuceno Costa, Poliana Maria de Oliveira Siqueira
Título Vivências que transformam: percepção de estudantes de enfermagem durante a coleta de dados de uma pesquisa em ambiente hospitalar - relato de experiência
Resumo Introdução: A formação em Enfermagem demanda não apenas o domínio do conhecimento teórico, mas também experiências práticas em diferentes contextos de cuidado. Entre essas vivências, destaca-se a participação em coletas de dados para pesquisas, que permitem uma aproximação concreta com a realidade assistencial e favorecem reflexões sobre o papel do enfermeiro no cuidado em saúde. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de Enfermagem acerca da percepção sobre o contexto hospitalar durante a participação em uma coleta de dados no âmbito de um projeto de pesquisa. Descrição da experiência: Entre maio e julho de 2025, cinco estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) participaram da coleta de dados em um hospital da Zona da Mata Mineira. A pesquisa investigava complicações relacionadas ao uso e permanência do cateter venoso periférico. As coletas eram realizadas diariamente, em esquema de revezamento entre os estudantes, durante as trocas de plantão. A atividade consistia na avaliação dos locais de inserção e remoção dos cateteres, com registros feitos em instrumento previamente validado. A comunicação ética com os pacientes foi parte essencial do processo, possibilitando o desenvolvimento de habilidades de escuta e observação clínica. Resultados alcançados: A participação na pesquisa permitiu aos estudantes vivenciar a complexidade do cuidado hospitalar, reconhecer os desafios da rotina assistencial e compreender o valor de cada ação técnica e humana. Pequenos gestos, como o reposicionamento da fixação do cateter ou a escuta atenta da dor relatada pelo paciente, revelaram-se potentes instrumentos de cuidado. A interação com os pacientes, ainda que breve, possibilitou a construção de vínculos, o acolhimento e o aprendizado mútuo. A vivência também incluiu o enfrentamento do luto pela perda de pacientes com os quais havia sido criado vínculo, proporcionando reflexões sobre os limites entre o envolvimento emocional e a postura profissional. Conclusão: A experiência vivenciada durante a coleta de dados possibilitou aos estudantes ampliar o olhar sobre o cuidado em saúde, reforçando a importância da escuta ativa, do acolhimento e da sensibilidade clínica. O contato direto com a realidade hospitalar revelou-se um espaço potente de formação humana e profissional, fortalecendo o compromisso com uma prática de enfermagem ética, empática e baseada na qualidade do cuidado.
Palavras-chave Cateter venoso periférico, enfermagem, cuidado hospitalar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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