| ISSN |
2237-9045 |
| Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
| Nível |
Graduação |
| Modalidade |
Extensão |
| Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática |
Dimensões Sociais: ODS3 |
| Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
| Bolsa |
Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa |
Não |
| Primeiro autor |
Ana Luiza Pires Resende |
| Orientador |
LUCIENE MUNIZ BRAGA DASKALEAS |
| Outros membros |
Douglas Machado Magalhães Lehner, Eduarda Silveira Soares, Ludmila do Carmo Couto Mendes, Maria Fernanda Santos Laia, Maria Luiza Costa Sepulcri, Paula Nepomuceno Costa, Poliana Maria de Oliveira Siqueira |
| Título |
Vivências que transformam: percepção de estudantes de enfermagem durante a coleta de dados de uma pesquisa em ambiente hospitalar - relato de experiência |
| Resumo |
Introdução: A formação em Enfermagem demanda não apenas o domínio do conhecimento teórico, mas também experiências práticas em diferentes contextos de cuidado. Entre essas vivências, destaca-se a participação em coletas de dados para pesquisas, que permitem uma aproximação concreta com a realidade assistencial e favorecem reflexões sobre o papel do enfermeiro no cuidado em saúde. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de Enfermagem acerca da percepção sobre o contexto hospitalar durante a participação em uma coleta de dados no âmbito de um projeto de pesquisa. Descrição da experiência: Entre maio e julho de 2025, cinco estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) participaram da coleta de dados em um hospital da Zona da Mata Mineira. A pesquisa investigava complicações relacionadas ao uso e permanência do cateter venoso periférico. As coletas eram realizadas diariamente, em esquema de revezamento entre os estudantes, durante as trocas de plantão. A atividade consistia na avaliação dos locais de inserção e remoção dos cateteres, com registros feitos em instrumento previamente validado. A comunicação ética com os pacientes foi parte essencial do processo, possibilitando o desenvolvimento de habilidades de escuta e observação clínica. Resultados alcançados: A participação na pesquisa permitiu aos estudantes vivenciar a complexidade do cuidado hospitalar, reconhecer os desafios da rotina assistencial e compreender o valor de cada ação técnica e humana. Pequenos gestos, como o reposicionamento da fixação do cateter ou a escuta atenta da dor relatada pelo paciente, revelaram-se potentes instrumentos de cuidado. A interação com os pacientes, ainda que breve, possibilitou a construção de vínculos, o acolhimento e o aprendizado mútuo. A vivência também incluiu o enfrentamento do luto pela perda de pacientes com os quais havia sido criado vínculo, proporcionando reflexões sobre os limites entre o envolvimento emocional e a postura profissional. Conclusão: A experiência vivenciada durante a coleta de dados possibilitou aos estudantes ampliar o olhar sobre o cuidado em saúde, reforçando a importância da escuta ativa, do acolhimento e da sensibilidade clínica. O contato direto com a realidade hospitalar revelou-se um espaço potente de formação humana e profissional, fortalecendo o compromisso com uma prática de enfermagem ética, empática e baseada na qualidade do cuidado. |
| Palavras-chave |
Cateter venoso periférico, enfermagem, cuidado hospitalar |
| Forma de apresentação..... |
Painel |