Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20950

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Priscila Mendes Stampini
Orientador SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros Dayane Racine da Silva, Michele Aparecida da Fonseca, Rafael Pimentel, SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Título O papel pedagógico das Ciências Criativas: expectativas dos alunos e desafios do ensino inovador
Resumo O presente trabalho tem como tema central o papel das das Ciências Criativas no contexto escolar, analisando as expectativas dos alunos e os desafios enfrentados na implementação de práticas pedagógicas inovadoras. A proposta foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com atuação em turmas do ensino médio, tendo como público alvo estudantes do 2o ano integral I. A escolha do tema se justifica pela necessidade de compreender como os estudantes percebem a disciplina e de que forma suas expectativas podem orientar práticas docentes alinhadas aos seus interesses, promovendo uma aprendizagem mais significativa, em oposição ao modelo tradicional de ensino. O objetivo principal do trabalho foi investigar a percepção dos alunos sobre a disciplina de Ciências Criativas, identificando suas expectativas quanto ao conteúdo, metodologias e experiências que desejam vivenciar no ambiente escolar. A metodologia consistiu em uma aula dialógica, em que os alunos puderam expressar livremente em uma folha A4 o que pensam sobre a disciplina e o que esperam dela. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos associa Ciências Criativas a experiências dinâmicas, como: jogos; passeios; experimentos no laboratório; aulas na sala de informática, dentre outras. Também expressaram o desejo de aulas ao ar livre, menos expositivas. Por outro lado, o levantamento revelou a ausência de familiaridade com o conceito de interdisciplinaridade e a expectativa, ainda presente, de uma abordagem tradicional. Entre os desafios identificados, destaca-se o curto tempo, a falta de recursos e materiais didáticos, a ausência do apoio institucional para atividades mais complexas e a falta de diálogo entre o professor e os alunos, o que dificulta a construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que a escuta ativa dos estudantes é fundamental para a construção de uma proposta pedagógica inovadora e significativa. A experiência reforça a importância da formação docente. Acredita-se que, a partir das ideias dos alunos e da compreensão de suas experiências, é possível transformar a disciplina em algo mais leve e dinâmico, despertando nos estudantes o desejo de aprender e de dialogar com os conteúdos. Ao estimular a criatividade, a capacidade de reflexão e o espírito questionador dos alunos, os caminhos se abrem para a construção de conhecimentos relacionados às ciências de forma mais criativa, contextualizada e significativa.
Palavras-chave PIBID Educação do Campo, Ciências Criativas, Inovação no Ensino
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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