| Resumo |
O presente trabalho tem como tema central o papel das das Ciências Criativas no contexto escolar, analisando as expectativas dos alunos e os desafios enfrentados na implementação de práticas pedagógicas inovadoras. A proposta foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com atuação em turmas do ensino médio, tendo como público alvo estudantes do 2o ano integral I. A escolha do tema se justifica pela necessidade de compreender como os estudantes percebem a disciplina e de que forma suas expectativas podem orientar práticas docentes alinhadas aos seus interesses, promovendo uma aprendizagem mais significativa, em oposição ao modelo tradicional de ensino. O objetivo principal do trabalho foi investigar a percepção dos alunos sobre a disciplina de Ciências Criativas, identificando suas expectativas quanto ao conteúdo, metodologias e experiências que desejam vivenciar no ambiente escolar. A metodologia consistiu em uma aula dialógica, em que os alunos puderam expressar livremente em uma folha A4 o que pensam sobre a disciplina e o que esperam dela. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos associa Ciências Criativas a experiências dinâmicas, como: jogos; passeios; experimentos no laboratório; aulas na sala de informática, dentre outras. Também expressaram o desejo de aulas ao ar livre, menos expositivas. Por outro lado, o levantamento revelou a ausência de familiaridade com o conceito de interdisciplinaridade e a expectativa, ainda presente, de uma abordagem tradicional. Entre os desafios identificados, destaca-se o curto tempo, a falta de recursos e materiais didáticos, a ausência do apoio institucional para atividades mais complexas e a falta de diálogo entre o professor e os alunos, o que dificulta a construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que a escuta ativa dos estudantes é fundamental para a construção de uma proposta pedagógica inovadora e significativa. A experiência reforça a importância da formação docente. Acredita-se que, a partir das ideias dos alunos e da compreensão de suas experiências, é possível transformar a disciplina em algo mais leve e dinâmico, despertando nos estudantes o desejo de aprender e de dialogar com os conteúdos. Ao estimular a criatividade, a capacidade de reflexão e o espírito questionador dos alunos, os caminhos se abrem para a construção de conhecimentos relacionados às ciências de forma mais criativa, contextualizada e significativa. |