Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20948

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Elaine Delfino Rodrigues
Orientador SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros Gabriel Aguiar de Oliveira Paixão, SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Título Conexão de saberes: A construção participativa do inventário da realidade em uma escola pública urbana
Resumo Este trabalho tem como foco principal a construção do inventário da realidade da Escola Estadual Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), localizada no município de Viçosa- MG, no âmbito do PIBID Educação do Campo. Sendo o inventário da realidade uma ferramenta de levantamento e registro organizado de aspectos materiais e imateriais de uma determinada realidade, o objetivo central é mapear as potencialidades, desafios e necessidades da comunidade escolar, promovendo a participação ativa dos alunos, professores, servidores da escola e da comunidade local. A elaboração deste trabalho baseia-se na necessidade de se obter uma caracterização mais detalhada da unidade escolar, de seus sujeitos e do território em que está inserida. O inventário servirá como uma ferramenta fundamental para subsidiar estratégias pedagógicas contextualizadas à realidade local e também contribuirá na atualização de dados do projeto político pedagógico (PPP) da escola. A metodologia terá uma abordagem participativa e colaborativa, e o processo metodológico foi estruturado em três etapas distintas: na primeira etapa realizou-se um estudo abrangente da literatura, onde foram selecionados e analisados os principais trabalhos acadêmicos relacionados ao tema. Esses trabalhos foram organizados em um quadro analítico, que sintetiza os objetivos, questões norteadoras, metodologias e principais referências sobre o assunto, servindo como base para as etapas seguintes. Na segunda etapa, será realizado um levantamento geral sobre a unidade escolar e seus sujeitos, e sua ligação com o território, considerando aspectos socioculturais, econômicos e políticos, sistemas produtivos, formas de trabalho, lutas sociais e recursos naturais. Para obtenção dos dados, serão aplicados questionários, rodas de conversas e visitas de campo. Na última etapa, será feita a organização e sistematização dos dados coletados, por meio da análise de conteúdo qualitativo. Espera-se que a construção do inventário da realidade proporcione não somente uma compreensão mais profunda do contexto local, mas fortaleça o protagonismo dos sujeitos envolvidos. Que ao se tornarem agentes ativos nesse processo, desenvolvam consciência crítica sobre sua realidade, potencializando transformações significativas no ambiente escolar e em seu entorno. Desta forma, conclui-se que o trabalho pode contribuir para o fortalecimento do protagonismo dos atores escolares e para o desenvolvimento de estratégias que promovam a melhoria da qualidade do ensino público, a partir do estudo da realidade local.
Palavras-chave Palavras chaves: Inventário da realidade, Educação pública, Participação comunitária;
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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