| Resumo |
Este trabalho tem como foco principal a construção do inventário da realidade da Escola Estadual Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), localizada no município de Viçosa- MG, no âmbito do PIBID Educação do Campo. Sendo o inventário da realidade uma ferramenta de levantamento e registro organizado de aspectos materiais e imateriais de uma determinada realidade, o objetivo central é mapear as potencialidades, desafios e necessidades da comunidade escolar, promovendo a participação ativa dos alunos, professores, servidores da escola e da comunidade local. A elaboração deste trabalho baseia-se na necessidade de se obter uma caracterização mais detalhada da unidade escolar, de seus sujeitos e do território em que está inserida. O inventário servirá como uma ferramenta fundamental para subsidiar estratégias pedagógicas contextualizadas à realidade local e também contribuirá na atualização de dados do projeto político pedagógico (PPP) da escola. A metodologia terá uma abordagem participativa e colaborativa, e o processo metodológico foi estruturado em três etapas distintas: na primeira etapa realizou-se um estudo abrangente da literatura, onde foram selecionados e analisados os principais trabalhos acadêmicos relacionados ao tema. Esses trabalhos foram organizados em um quadro analítico, que sintetiza os objetivos, questões norteadoras, metodologias e principais referências sobre o assunto, servindo como base para as etapas seguintes. Na segunda etapa, será realizado um levantamento geral sobre a unidade escolar e seus sujeitos, e sua ligação com o território, considerando aspectos socioculturais, econômicos e políticos, sistemas produtivos, formas de trabalho, lutas sociais e recursos naturais. Para obtenção dos dados, serão aplicados questionários, rodas de conversas e visitas de campo. Na última etapa, será feita a organização e sistematização dos dados coletados, por meio da análise de conteúdo qualitativo. Espera-se que a construção do inventário da realidade proporcione não somente uma compreensão mais profunda do contexto local, mas fortaleça o protagonismo dos sujeitos envolvidos. Que ao se tornarem agentes ativos nesse processo, desenvolvam consciência crítica sobre sua realidade, potencializando transformações significativas no ambiente escolar e em seu entorno. Desta forma, conclui-se que o trabalho pode contribuir para o fortalecimento do protagonismo dos atores escolares e para o desenvolvimento de estratégias que promovam a melhoria da qualidade do ensino público, a partir do estudo da realidade local. |