| Resumo |
O tema central deste estudo é analisar a formação docente de educadores do campo que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de identificar as contribuições e desafios do mesmo. A justificativa baseia-se na necessidade de pensar na melhoria da qualidade da educação básica, levando em consideração a importância da formação inicial de professores que historicamente tem sido marcada por uma excessividade teórica pouco vinculada à prática. Esse modelo de formação tem se mostrado insuficiente para preparar os futuros professores para os desafios cotidianos presentes no ambiente escolar, dessa forma é necessário repensar a formação dos professores procurando propostas que tornem mais orgânico a interação entre teoria e prática. Os objetivos incluem descrever o histórico do PIBID Educação no Campo no Brasil, sistematizar os trabalhos acadêmicos referentes ao PIBID Educação do Campo e categorizar contribuições e desafios no processo de formação docente tratados na produção acadêmica. A metodologia adotada baseia-se no levantamento e análise documental de todas as contribuições e desafios já sistematizados na Educação do Campo. Serão consultadas fontes como google acadêmico, scielo, biblioteca digital de teses e dissertações (BDTD), banco de dados da capes, visando estruturar e interpretar os trabalhos já publicados sobre a temática. Espera-se que esta pesquisa contribua para o fortalecimento de estudos voltados para a Educação do Campo e suas especificidades formativas, visto que ainda é uma esfera pouco explorada, pois a maioria das produções concentra-se em áreas como Matemática e Língua Portuguesa. Ao promover a visibilidade das experiências de formação de professores do campo através do PIBID, busca-se compreender como o programa tem dialogado com o contexto rural, respeitando suas particularidades e contribuindo para a valorização dos saberes locais. Ademais, procura-se ampliar o debate acerca de políticas públicas de formação docente e incentivar novas investigações que priorizem as demandas educacionais do campo. |