Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20933

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Liliane Marcelina Félix
Orientador SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Título PIBID e formação de educadores do campo: um estado do conhecimento
Resumo O tema central deste estudo é analisar a formação docente de educadores do campo que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o objetivo de identificar as contribuições e desafios do mesmo. A justificativa baseia-se na necessidade de pensar na melhoria da qualidade da educação básica, levando em consideração a importância da formação inicial de professores que historicamente tem sido marcada por uma excessividade teórica pouco vinculada à prática. Esse modelo de formação tem se mostrado insuficiente para preparar os futuros professores para os desafios cotidianos presentes no ambiente escolar, dessa forma é necessário repensar a formação dos professores procurando propostas que tornem mais orgânico a interação entre teoria e prática. Os objetivos incluem descrever o histórico do PIBID Educação no Campo no Brasil, sistematizar os trabalhos acadêmicos referentes ao PIBID Educação do Campo e categorizar contribuições e desafios no processo de formação docente tratados na produção acadêmica. A metodologia adotada baseia-se no levantamento e análise documental de todas as contribuições e desafios já sistematizados na Educação do Campo. Serão consultadas fontes como google acadêmico, scielo, biblioteca digital de teses e dissertações (BDTD), banco de dados da capes, visando estruturar e interpretar os trabalhos já publicados sobre a temática. Espera-se que esta pesquisa contribua para o fortalecimento de estudos voltados para a Educação do Campo e suas especificidades formativas, visto que ainda é uma esfera pouco explorada, pois a maioria das produções concentra-se em áreas como Matemática e Língua Portuguesa. Ao promover a visibilidade das experiências de formação de professores do campo através do PIBID, busca-se compreender como o programa tem dialogado com o contexto rural, respeitando suas particularidades e contribuindo para a valorização dos saberes locais. Ademais, procura-se ampliar o debate acerca de políticas públicas de formação docente e incentivar novas investigações que priorizem as demandas educacionais do campo.
Palavras-chave Formação docente, Educação do Campo, PIBID
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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