| Resumo |
Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo Educação do Campo - UFV, tem como foco a valorização das mulheres na ciência, destacando suas contribuições históricas e contemporâneas e promovendo reflexões sobre a igualdade de gênero no espaço escolar. A atividade foi realizada no dia 28 de fevereiro de 2025, com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, da Escola Estadual José Lourenço de Freitas, situada no município de Viçosa/MG. A escolha do tema se deu a partir da constatação de que, apesar dos avanços sociais, as mulheres ainda enfrentam desigualdades significativas no campo científico, sendo muitas vezes invisibilizadas em sua trajetória profissional. O objetivo principal foi despertar nos estudantes, uma consciência crítica sobre o papel das mulheres nas ciências e sua luta por reconhecimento, equidade e representatividade. A metodologia adotada envolveu a elaboração e aplicação de uma aula, composta por exposição oral com o uso de slides e atividades interativas. O conteúdo apresentado foi construído a partir de fontes acadêmicas e científicas confiáveis, organizadas em conjunto pelos quatro bolsistas responsáveis. Durante a aula, foram abordadas as biografias e contribuições de cientistas como Marie Curie, Rosalind Franklin, Florence Sabin, Mária Telkes, Nise da Silveira e Sonia Guimarães, evidenciando tanto suas descobertas quanto os desafios enfrentados em contextos de discriminação de gênero. Ao final da apresentação, foi proposta uma dinâmica em formato de quiz com perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo, como estratégia de consolidação da aprendizagem e estímulo à participação ativa dos alunos. A experiência demonstrou que a abordagem do tema despertou grande interesse entre os estudantes, que participaram com entusiasmo, compartilharam opiniões e demonstraram surpresa diante das trajetórias pouco conhecidas das cientistas apresentadas. Os resultados observados indicam que a atividade contribuiu para ampliar a percepção dos discentes sobre a presença feminina no campo científico e estimulou reflexões sobre o papel da escola na promoção da igualdade de gênero. Para os licenciandos, a ação possibilitou o exercício da prática docente a partir de uma proposta interdisciplinar e socialmente relevante, fortalecendo a articulação entre teoria e prática, tão essencial à formação de professores comprometidos com uma educação emancipadora. Compreendemos, assim, que ações pedagógicas como essa são fundamentais para a construção de um ambiente escolar mais justo, crítico e inclusivo. |