Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20912

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Nícolas Charles da Silva Calazans
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros Cíntia Maria do Nascimento Silva, Daniela de Castro Guedes, Jéssica Soares de Paula, Kênia Regina Marinho de Sousa
Título Mulheres na ciência e formação docente: uma experiência pedagógica no contexto do PIBID
Resumo Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo Educação do Campo - UFV, tem como foco a valorização das mulheres na ciência, destacando suas contribuições históricas e contemporâneas e promovendo reflexões sobre a igualdade de gênero no espaço escolar. A atividade foi realizada no dia 28 de fevereiro de 2025, com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, da Escola Estadual José Lourenço de Freitas, situada no município de Viçosa/MG. A escolha do tema se deu a partir da constatação de que, apesar dos avanços sociais, as mulheres ainda enfrentam desigualdades significativas no campo científico, sendo muitas vezes invisibilizadas em sua trajetória profissional. O objetivo principal foi despertar nos estudantes, uma consciência crítica sobre o papel das mulheres nas ciências e sua luta por reconhecimento, equidade e representatividade. A metodologia adotada envolveu a elaboração e aplicação de uma aula, composta por exposição oral com o uso de slides e atividades interativas. O conteúdo apresentado foi construído a partir de fontes acadêmicas e científicas confiáveis, organizadas em conjunto pelos quatro bolsistas responsáveis. Durante a aula, foram abordadas as biografias e contribuições de cientistas como Marie Curie, Rosalind Franklin, Florence Sabin, Mária Telkes, Nise da Silveira e Sonia Guimarães, evidenciando tanto suas descobertas quanto os desafios enfrentados em contextos de discriminação de gênero. Ao final da apresentação, foi proposta uma dinâmica em formato de quiz com perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo, como estratégia de consolidação da aprendizagem e estímulo à participação ativa dos alunos. A experiência demonstrou que a abordagem do tema despertou grande interesse entre os estudantes, que participaram com entusiasmo, compartilharam opiniões e demonstraram surpresa diante das trajetórias pouco conhecidas das cientistas apresentadas. Os resultados observados indicam que a atividade contribuiu para ampliar a percepção dos discentes sobre a presença feminina no campo científico e estimulou reflexões sobre o papel da escola na promoção da igualdade de gênero. Para os licenciandos, a ação possibilitou o exercício da prática docente a partir de uma proposta interdisciplinar e socialmente relevante, fortalecendo a articulação entre teoria e prática, tão essencial à formação de professores comprometidos com uma educação emancipadora. Compreendemos, assim, que ações pedagógicas como essa são fundamentais para a construção de um ambiente escolar mais justo, crítico e inclusivo.
Palavras-chave História da Ciência, Igualdade de Gênero, Educação do Campo.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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