Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20907

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Serviço Social
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carla Beatriz Santos Rodrigues
Orientador JUNIA MARISE MATOS DE SOUSA
Outros membros Laylla Kelly Duarte Silva
Título Racismo institucional: uma análise das vivências e das representações sociais de docentes negros em uma universidade pública.
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção do racismo institucional na Universidade Federal de Viçosa (UFV), a partir dos relatos e experiências de docentes, discentes e técnicos administrativos, considerando as dimensões estrutural e simbólica do racismo no cotidiano universitário. A investigação insere-se no campo das pesquisas qualitativas e foi desenvolvida com base na metodologia de grupos focais, realizados em encontros distintos para cada segmento. Durante as rodas de conversa, os participantes responderam, de forma anônima, a um painel estruturado com três perguntas norteadoras: “Você sabe o que é? Acontece na UFV? Como ele se manifesta na sua percepção e experiência?”, “Como você se sente diante dessa realidade?” e “Quais suas sugestões para o seu combate?”. Além das respostas escritas, foram coletados relatos audiovisuais que complementam e aprofundam as vivências descritas. Todo o material foi transcrito fielmente por meio da plataforma Dovetail, assegurando a integridade dos depoimentos. A análise dos dados está em andamento com apoio do software IRaMuTeQ, que possibilita a categorização e interpretação estatística de grandes volumes de texto por meio de recursos como Nuvem de Palavras e Análise de Similitude. Nesta apresentação, são compartilhados resultados preliminares correspondentes ao segmento dos docentes e às duas primeiras perguntas do painel. A análise exploratória, com base na nuvem de palavras, revela a predominância dos termos “racismo”, “institucional”, “negro” e “UFV”, evidenciando uma compreensão clara do fenômeno e sua associação direta com o contexto acadêmico. Termos como “manifestar”, “forma”, “acontecer”, “instituição”, “professor”, “trabalho” e “espaço” também se destacam, indicando que os sujeitos percebem o racismo institucional como parte de estruturas e práticas rotineiras da universidade. A análise de similitude reforça a recorrência de percepções relacionadas ao silenciamento, exclusão, ausência de representatividade e sofrimento psíquico como principais efeitos do racismo institucional, com destaque para palavras como “impotência”, “angústia” e “desvalorização”. Os relatos também apontam críticas à escassa presença de pessoas negras em cargos de decisão e à deslegitimação das pautas raciais no ambiente universitário, o que evidencia o funcionamento de mecanismos institucionais excludentes, ainda que velados. A continuidade das análises permitirá aprofundar a identificação de padrões linguísticos, narrativas de resistência e formas de mobilização coletiva, contribuindo para o enfrentamento das práticas racistas e para a formulação de estratégias institucionais que promovam a inclusão e a justiça racial no espaço universitário.
Palavras-chave Racismo institucional, Universidade pública, Docentes negros.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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