Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20889

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thais Santos das Neves
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros Hélida Duarte Santos , Henrique Barbosa da Silva
Título Relação Aluno e Professor para Além da Visão do Professor em Formação
Resumo A relação entre aluno e professor é um dos pilares fundamentais do processo educativo, indo muito além da simples transmissão de conhecimentos. Enquanto a formação docente costuma enfatizar técnicas pedagógicas e currículos, é essencial reconhecer que essa relação é dinâmica, multifacetada e influenciada por aspectos sociais, emocionais e culturais. Como nos diz Paulo Freire (1969): "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como a escuta ativa e a empatia do professor contribuem para o fortalecimento da relação pedagógica e para o sentimento de pertencimento dos estudantes no ambiente escolar. A pesquisa tem caráter qualitativo e se baseia em vivências no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizadas na Escola Estadual Professor Samuel João de Deus, em Paula Cândido – MG. As observações foram registradas em diários reflexivos ao longo da atuação como bolsista, constituindo o principal material de análise. A partir das observações e análise em sala de aula percebi que o professor estava acompanhando demonstrando que ele possui essa característica de ouvir os alunos e encorajá-los a dialogar em sala de aula. E consigo perceber que quando os estudantes se sentem ouvidos, tornam-se mais participativos e desenvolvem um senso de pertencimento no ambiente escolar. A relação educacional não ocorre no vão: fatores como desigualdades socioeconômicas, diversidade cultural e desafios emocionais impactam diretamente a interação em sala de aula e a partir da postura do professor e na empatia com essas temáticas nota-se que o comportamento e o desenvolvimento dos alunos vai se moldando em relação a essas perspectivas. Um professor atento às realidades dos alunos consegue adaptar suas estratégias, promovendo uma educação mais inclusiva e empática. Além da função acadêmica, o educador pode atuar como um guia, ajudando os alunos a desenvolver habilidades para a vida, como pensamento crítico, resiliência e colaboração. Essa mentoria fortalece vínculos e contribui para a formação integral dos estudantes. A relação aluno-professor é uma via de mão dupla, que exige reflexão constante e adaptação. Enquanto a formação docente prepara para desafios pedagógicos, é na prática cotidiana que se constrói uma educação verdadeiramente transformadora baseada no respeito, na escuta ativa e no compromisso com o desenvolvimento humano. Portanto, é fundamental que os professores, tanto em formação quanto em exercício, reconheçam a complexidade dessa relação e busquem aprimorá-la continuamente.
Palavras-chave Escuta ativa, Educação do Campo, Empatia na prática docente.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,72 segundos.