Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20884

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Júnio Ramos Angelo
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros Daniela de Castro Guedes, Volnir de Oliveira Silva
Título Vivências e Reflexões no PIBID: Práticas Pedagógicas e Desafios no Ensino de Ciências e Biologia.
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à CAPES, tem como objetivo principal o fortalecimento da formação inicial docente, integrando a Educação Superior com a Educação Básica. Neste contexto, o presente relato descreve as experiências vivenciadas durante o primeiro semestre de 2025 na Escola Estadual José Lourenço de Freitas, Viçosa - MG, pelos estudantes vinculados ao núcleo do PIBID Educação do Campo - UFV. Foram desenvolvidas atividades pedagógicas em turmas do Ensino Fundamental e Médio, com foco no ensino de Biologia e Ciências. As ações incluíram observação de aulas, junto a professora titular, planejamento de atividades e intervenções pedagógicas, em parceria com a professora regente. Um dos principais desafios identificados foi a dificuldade dos alunos em compreender conceitos como as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin, a classificação dos microrganismos e os princípios da teoria celular. Frente a esse cenário, foram implementadas estratégias diversificadas, como revisões com mapas mentais, atividades em grupo e correções comentadas. Essas abordagens contribuíram para uma melhora significativa no desempenho e no envolvimento dos estudantes. Destaca-se também a adoção de metodologias ativas, como jogos educativos e excursões pedagógicas — como a visita ao apiário da UFV, que se mostraram eficazes para aumentar o engajamento e a fixação dos conteúdos. Outro aspecto relevante foi a participação em ações interdisciplinares, como o Sarau Sociológico e a palestra sobre racismo, promovida após um episódio de discriminação ocorrido durante os Jogos Escolares de Viçosa (JEVS). Essas iniciativas reforçaram a importância da escola como espaço formativo integral, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a reflexão crítica sobre temas sociais contemporâneos. As vivências no PIBID permitiram refletir sobre a necessidade de um ensino dinâmico, dialógico e adaptável, que considere as especificidades de cada turma. A parceria com a professora regente foi essencial para o planejamento de ações pedagógicas mais efetivas, evidenciando a relevância do diálogo constante entre universidade e escola básica. Como perspectivas futuras, destaca-se a importância de ampliar projetos que integrem diferentes áreas do conhecimento e de fortalecer o uso de tecnologias educacionais como ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Em síntese, a experiência no PIBID tem se configurado como um processo formativo profundamente enriquecedor, proporcionando vivências práticas que complementam a formação teórica, e reforçando o compromisso dos futuros docentes com uma educação pública de qualidade, crítica e socialmente comprometida.
Palavras-chave Formação inicial de professores, Ensino de Biologia, Educação do Campo.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,80 segundos.