Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20867

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marcos Vinicios de Assis Gomes
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros SARAH SOUZA BRUMANO REIS, Thamara do Carmo Duarte
Título Primeiras vivências em uma escola do campo: impressões de pibidianos em formação docente
Resumo Este trabalho apresenta um relato de experiência construído a partir das primeiras vivências de dois estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal de Viçosa (UFV) (Licena), inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em uma escola localizada na zona rural do município de São Miguel do Anta/MG. O objetivo é refletir sobre o impacto dessa inserção inicial na formação docente dos participantes, considerando os desafios e potencialidades encontrados na escola do campo. Trata-se de uma experiência significativa por marcar o primeiro contato direto dos licenciandos com o cotidiano escolar rural, permitindo a aproximação com aspectos pedagógicos, estruturais e relacionais da instituição. As impressões dos pibidianos revelaram percepções distintas, mas igualmente valiosas. Um dos estudantes destacou o caráter acolhedor da escola e a qualidade das relações interpessoais entre alunos, professores e comunidade. Observou ainda o comprometimento da escola com a escuta dos estudantes e com a construção de um ambiente respeitoso e democrático. Essa percepção positiva foi reforçada pela forte conexão entre a escola e as comunidades do entorno, favorecendo a construção de vínculos e o reconhecimento da educação como processo coletivo. Por outro lado, o segundo relato demonstrou certo estranhamento diante da expectativa de encontrar práticas pedagógicas mais alinhadas com os princípios da Educação do Campo. Foi identificada uma predominância de metodologias tradicionais, o que gerou frustração diante da ausência de propostas mais contextualizadas. Também foram apontadas dificuldades na organização da escola quanto à recepção e integração de pibidianos, assim como desafios enfrentados em sala de aula, especialmente no que diz respeito à indisciplina e ao engajamento de alguns estudantes. Apesar das diferenças entre os relatos, ambos apontam para a importância do contato com a realidade escolar concreta para a formação docente. A vivência permitiu aos estudantes refletirem sobre suas concepções de escola, sobre os limites e possibilidades do trabalho educativo no campo, bem como sobre seu papel enquanto futuros educadores. Além disso, destacou-se a importância da escola como espaço de formação não apenas técnica, mas também ética e política. Conclui-se que o PIBID constitui uma oportunidade fundamental para a construção de uma prática pedagógica mais crítica, sensível e comprometida com a realidade social. A inserção no contexto escolar real proporciona aos licenciandos experiências que extrapolam o espaço da sala de aula, contribuindo para o amadurecimento profissional, a superação de idealizações e o fortalecimento de uma formação docente voltada para a transformação social e a valorização da educação do campo.
Palavras-chave Formação docente, Educação do Campo, PIBID
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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