| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Kawan da Silva Souza |
| Orientador | PRISCILA RIBEIRO DORELLA |
| Outros membros | Shelline Silva Ferreira |
| Título | Literatura e relação histórica: Leitura como ferramenta de ensino sobre manuseio de fontes para alunos do ensino médio |
| Resumo | Durante os dois primeiros bimestres de 2025, o núcleo do PIBID da escola Santa Rita de Cássia desenvolveu e aplicou um projeto pedagógico de integração entre literatura e história com os alunos do terceiro ano do ensino médio. A iniciativa foi realizada na biblioteca da escola e teve como objetivo principal a valorização da leitura como ferramenta crítica e formativa, além de promover o diálogo entre textos literários e contextos históricos, sociais e contemporâneos. O projeto propôs a inserção do hábito de leitura no cotidiano dos alunos, como uma alternativa ao uso excessivo do celular e à falta de engajamento com a literatura. Essa proposta se tornou ainda mais relevante após a aprovação da lei 15.100/2025, que proibiu o uso dos celulares nas escolas, tornando propício o uso dos horários livres para leitura. Nas primeiras semanas do bimestre, os estudantes foram à biblioteca escolar para, com o apoio dos estagiários, escolherem um livro de livre preferência — sem limitações de gênero, tema ou extensão — para que realizassem a leitura deste ao longo do período letivo. Após a leitura, os alunos preencheram uma ficha técnica com informações essenciais sobre a obra, como título, autor, ano e local de publicação. A partir disso, eles elaboraram uma reflexão crítica do enredo e da narrativa do livro lido, buscando relacionar este a um fato histórico, uma temática social contemporânea ou um tema observável na atualidade. Essa atividade funcionou como meio de fomentação do pensamento crítico dos alunos, bem como elemento de desenvolvimento cognitivo, tornando-os capazes de articularem, relacionarem e descreverem fontes distintas como parte componente de um mesmo macrotema. Por meio dessa proposta, incentivou-se o protagonismo estudantil, bem como o letramento histórico e literário, inserindo uma valência que outrora era negligenciada na formação dos alunos. Além disso, favoreceu a construção de sentidos a partir da experiência pessoal em relação ao texto e seu conteúdo, ensinando aos alunos as possibilidades de trabalho com fontes históricas. |
| Palavras-chave | História, leitura, fontes |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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