| Resumo |
Este relato de experiência tem por objetivo expor as experiências que ocorreram em uma escola municipal localizada em Viçosa-MG, com turmas da educação infantil, durante o primeiro semestre do projeto do PIBID- Dança/Educação Infantil/UFV/2024-2026, vinculado a CAPES. Durante a vivência escolar com as crianças da creche e 1° período (de 2 a 4 anos de idade), foram desenvolvidas diferentes propostas pedagógicas, com variados recursos e materiais, cuja temática central envolvia o conhecimento das cores. Os objetivos eram explorar as cores, possibilitando e proporcionando o desenvolvimento da coordenação motora fina, de noções estética e espaciais, reconhecimento e nomeação, das transformações quanto ao uso de tinta e suas misturas, entre outros estímulos. O contato com diferentes cores, materiais e recursos de forma lúdica, pode ser para as crianças um ponto de partida para exploração e reconhecimento do mundo a sua volta e ainda, despertar a criatividade, a imaginação e diferentes formas de se expressar, estando as cores sempre presente no cotidiano e sendo uma das primeiras características apontadas nos objetos. A metodologia ocorreu por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, com propostas de pareamento de cores, corrida das bolinhas, pintura, desenho livre, contação de história, sequência com cores, dentre outras. Buscou-se respeitar características das diferentes faixas etárias, o tempo e demanda das crianças, utilizando-se de jogos, brincadeiras e leituras baseadas em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, sobretudo no que se refere aos Campos de Experiência para educação infantil. Ao refletir sobre as atividades, foi possível observar o quanto as cores despertam o interesse das crianças, gerando questionamentos, descobertas e novas experiências. Através das interações com as atividades, seus pares e com os adultos envolvidos, as crianças puderam ser ativas em seu desenvolvimento e exploração, construindo novos saberes, enquanto socializavam e se divertiam. Compreendemos que existem diversas possibilidades e oportunidades de se desenvolver atividades envolvendo as cores, com diferentes objetivos e recursos, seja em sala ou fora dela. Isso demandou para nós, bolsistas, um trabalho constante de pesquisa e adequações, com vista a desenvolver atividades significativas para o aprendizado das crianças. Além disso, ao propor que as crianças descobrissem o mundo ao redor, através das cores, ficou evidente a importância da intencionalidade educativa do professor, sempre com um olhar atento às especificidades das crianças e uma constante reflexão sobre como desenvolver diferentes práticas com as mesmas, de forma a garantir um desenvolvimento e crescimento amplo e variado. Portanto, essa vivência na educação infantil tem potencializado a formação inicial docente, ampliando a relação teoria/prática. |