Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20807

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Flávia Saraiva Superbi
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Outros membros Franciele Estevam do Val, Katia Pinheiro de Freitas , Lidiane Silva Rodrigues Oliveira, Talita Jerônimo Pereira Delfino
Título Descobrindo o mundo através das cores: relatos de experiências do PIBID Dança/Educação Infantil
Resumo Este relato de experiência tem por objetivo expor as experiências que ocorreram em uma escola municipal localizada em Viçosa-MG, com turmas da educação infantil, durante o primeiro semestre do projeto do PIBID- Dança/Educação Infantil/UFV/2024-2026, vinculado a CAPES. Durante a vivência escolar com as crianças da creche e 1° período (de 2 a 4 anos de idade), foram desenvolvidas diferentes propostas pedagógicas, com variados recursos e materiais, cuja temática central envolvia o conhecimento das cores. Os objetivos eram explorar as cores, possibilitando e proporcionando o desenvolvimento da coordenação motora fina, de noções estética e espaciais, reconhecimento e nomeação, das transformações quanto ao uso de tinta e suas misturas, entre outros estímulos. O contato com diferentes cores, materiais e recursos de forma lúdica, pode ser para as crianças um ponto de partida para exploração e reconhecimento do mundo a sua volta e ainda, despertar a criatividade, a imaginação e diferentes formas de se expressar, estando as cores sempre presente no cotidiano e sendo uma das primeiras características apontadas nos objetos. A metodologia ocorreu por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas, com propostas de pareamento de cores, corrida das bolinhas, pintura, desenho livre, contação de história, sequência com cores, dentre outras. Buscou-se respeitar características das diferentes faixas etárias, o tempo e demanda das crianças, utilizando-se de jogos, brincadeiras e leituras baseadas em documentos normativos como a Base Nacional Comum Curricular- BNCC, sobretudo no que se refere aos Campos de Experiência para educação infantil. Ao refletir sobre as atividades, foi possível observar o quanto as cores despertam o interesse das crianças, gerando questionamentos, descobertas e novas experiências. Através das interações com as atividades, seus pares e com os adultos envolvidos, as crianças puderam ser ativas em seu desenvolvimento e exploração, construindo novos saberes, enquanto socializavam e se divertiam. Compreendemos que existem diversas possibilidades e oportunidades de se desenvolver atividades envolvendo as cores, com diferentes objetivos e recursos, seja em sala ou fora dela. Isso demandou para nós, bolsistas, um trabalho constante de pesquisa e adequações, com vista a desenvolver atividades significativas para o aprendizado das crianças. Além disso, ao propor que as crianças descobrissem o mundo ao redor, através das cores, ficou evidente a importância da intencionalidade educativa do professor, sempre com um olhar atento às especificidades das crianças e uma constante reflexão sobre como desenvolver diferentes práticas com as mesmas, de forma a garantir um desenvolvimento e crescimento amplo e variado. Portanto, essa vivência na educação infantil tem potencializado a formação inicial docente, ampliando a relação teoria/prática.
Palavras-chave PIBID, Educação Infantil, Experiências
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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