| Resumo |
O presente trabalho descreve uma experiência de ensino da língua francesa no âmbito do projeto de extensão Francês para Todos (Gomes, 2022), desenvolvido semanalmente na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), em Viçosa-MG. Na escola em questão, o curso é ofertado para alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio. O tema central do trabalho é o ensino introdutório de francês como língua estrangeira para estudantes da educação básica pública, com o objetivo de democratizar o acesso a esse idioma e ampliar as possibilidades formativas dos jovens viçosenses (Freire,1996). Justifica-se essa iniciativa pela constatação de que o francês, apesar de sua relevância histórica e cultural, ainda é pouco acessível aos estudantes de escolas públicas, especialmente em cidades do interior, sendo muitas vezes oferecido apenas em cursos pagos. O projeto busca suprir essa lacuna, promovendo uma formação básica em francês e despertando o interesse por novas línguas. As metodologias adotadas consistem no uso de materiais didáticos previamente preparados com a coordenadora do projeto e com toda a equipe envolvida: graduandos e pós-graduandos que atuam no Núcleo de Línguas da Universidade Federal de Viçosa: Nucli-Isf-UFV. O material didático é elaborado conjuntamente com o intuito de garantir a padronização dos conteúdos ministrados nas diferentes escolas participantes. Os materiais são preparados tomando por base a idade e assuntos de interesse do público atendido. As aulas são conduzidas de forma expositiva e participativa, estimulando o envolvimento dos alunos por meio de atividades escritas individuais e em grupo, leituras, exercícios de fixação e propostas de interação entre os participantes. Ao final do curso, observa-se que os alunos desenvolvem uma noção introdutória da língua francesa, compreendendo expressões e construções elementares que lhes permitem ter um primeiro contato estruturado com o idioma. Com base nas observações dos ministrantes do curso, pode-se afirmar que os alunos conseguem acompanhar os conteúdos com interesse e envolvimento, mesmo sem contato prévio com o idioma. Conclui-se que o projeto cumpre um importante papel educacional ao inserir o ensino do francês em escolas públicas, promovendo acesso e inclusão, e contribuindo para a formação de estudantes mais conscientes das possibilidades de aprendizagem para além do currículo obrigatório. Além disso, a experiência docente proporciona aos ministrantes uma inserção no contexto da educação básica, aproximando ambiente acadêmico e ambiente escolar (Alarcão, 2011) e reforçando a importância do engajamento em práticas educativas crítico-reflexivas ao longo da formação pessoal e profissional (Schön, 2000; Tardif, 2019; Perrenoud, 2012) do licenciando em Letras. |