| Resumo |
A microbiologia é uma área fundamental da biologia, mas seu ensino costuma ser desafiador no ambiente escolar devido ao alto grau de complexidade e abstração envolvido. A dificuldade de visualização dos microrganismos e a carência de recursos, como microscópios, meios de cultura e outros materiais laboratoriais, contribuem para o desinteresse dos estudantes, mesmo diante da presença cotidiana desses seres. Com o objetivo de tornar esse conteúdo mais acessível e significativo, este trabalho avaliou os impactos de um conjunto de práticas experimentais, realizadas em 2024 com 38 estudantes do ensino médio (15 a 17 anos) de uma escola pública, com a participação de quatro professores supervisores e a condução dos integrantes do PET Biologia/UFV. As atividades incluíram: observação da motilidade de protozoários por meio de um vídeo; análise de fungos macroscópicos cultivados em placas; uso do microscópio óptico para visualização de leveduras e experimentação de seu processo fermentativo em tubos de ensaio; estriamento de bactérias em meio de cultura; e observação de placas com lise de bacteriófagos — vírus que infectam bactérias. Cada prática foi contextualizada a partir de exemplos do cotidiano, como líquens em troncos de árvores, leveduras presentes em massas fermentadas e protozoários causadores de doenças humanas. Ao final das atividades, estudantes e professores responderam a formulários avaliativos. Os resultados indicaram que, apesar de todos os alunos já terem tido contato prévio com o tema, 36 afirmaram que as práticas facilitaram a compreensão dos conteúdos, e 37 destacaram aumento no interesse pela disciplina. Entre os pontos positivos mais valorizados pelos estudantes, estavam o uso do microscópio e dos demais materiais de laboratório, a curiosidade despertada sobre fungos e bactérias e o envolvimento direto nos experimentos. Esses resultados evidenciam que aulas práticas podem ser um fator determinante para uma aprendizagem significativa, além de favorecerem a integração entre os conteúdos escolares e o cotidiano. Os professores, por sua vez, ressaltaram a pertinência das práticas em relação ao currículo, a clareza das explicações, o domínio do conteúdo pelos petianos e o bom planejamento das atividades. Conclui-se que a proposta atingiu seu objetivo de aproximar a microbiologia da realidade dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais concreta, integrada ao cotidiano e potencialmente mais duradoura. |