Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20758

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor João Victor Araújo Silva
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Erick Carobini Figueira, Suelen Chaves Fernandes
Título Vivenciando a microbiologia com uma proposta prática para alunos do Ensino Médio
Resumo A microbiologia é uma área fundamental da biologia, mas seu ensino costuma ser desafiador no ambiente escolar devido ao alto grau de complexidade e abstração envolvido. A dificuldade de visualização dos microrganismos e a carência de recursos, como microscópios, meios de cultura e outros materiais laboratoriais, contribuem para o desinteresse dos estudantes, mesmo diante da presença cotidiana desses seres. Com o objetivo de tornar esse conteúdo mais acessível e significativo, este trabalho avaliou os impactos de um conjunto de práticas experimentais, realizadas em 2024 com 38 estudantes do ensino médio (15 a 17 anos) de uma escola pública, com a participação de quatro professores supervisores e a condução dos integrantes do PET Biologia/UFV. As atividades incluíram: observação da motilidade de protozoários por meio de um vídeo; análise de fungos macroscópicos cultivados em placas; uso do microscópio óptico para visualização de leveduras e experimentação de seu processo fermentativo em tubos de ensaio; estriamento de bactérias em meio de cultura; e observação de placas com lise de bacteriófagos — vírus que infectam bactérias. Cada prática foi contextualizada a partir de exemplos do cotidiano, como líquens em troncos de árvores, leveduras presentes em massas fermentadas e protozoários causadores de doenças humanas. Ao final das atividades, estudantes e professores responderam a formulários avaliativos. Os resultados indicaram que, apesar de todos os alunos já terem tido contato prévio com o tema, 36 afirmaram que as práticas facilitaram a compreensão dos conteúdos, e 37 destacaram aumento no interesse pela disciplina. Entre os pontos positivos mais valorizados pelos estudantes, estavam o uso do microscópio e dos demais materiais de laboratório, a curiosidade despertada sobre fungos e bactérias e o envolvimento direto nos experimentos. Esses resultados evidenciam que aulas práticas podem ser um fator determinante para uma aprendizagem significativa, além de favorecerem a integração entre os conteúdos escolares e o cotidiano. Os professores, por sua vez, ressaltaram a pertinência das práticas em relação ao currículo, a clareza das explicações, o domínio do conteúdo pelos petianos e o bom planejamento das atividades. Conclui-se que a proposta atingiu seu objetivo de aproximar a microbiologia da realidade dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais concreta, integrada ao cotidiano e potencialmente mais duradoura.
Palavras-chave Educação tutorial, aprendizagem significativa, atividades de extensão
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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