| Resumo |
Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docências (PIBID) para a formação inicial de licenciandas em Educação do Campo - Ciências da Natureza, atuantes na Escola Estadual José de Assis Pinto (EEJAP), localizada na Zona Rural de São Miguel do Anta (MG). As experiências vivenciadas pelas bolsistas, com trajetórias acadêmicas diversas e inserções anteriores em escolas privadas e urbanas, permitiram uma análise comparativa e crítica entre diferentes contextos escolares e revelaram o papel formativo do PIBID na construção de uma prática docente mais sensível, crítica e comprometida com a realidade da escola do campo. A metodologia adotada baseou-se na observação participante, na elaboração de planos de aula, no registro em diários de campo e em diálogos reflexivos entre as pibidianas. O trabalho coletivo entre bolsistas com diferentes tempos de atuação no programa foi fundamental para fortalecer o processo formativo, possibilitando a troca de experiências, o acolhimento de desafios comuns e a construção de estratégias pedagógicas contextualizadas. A continuidade de duas bolsistas no programa desde 2022 permitiu uma aproximação mais aprofundada com o território, com a dinâmica da escola e com os sujeitos envolvidos no processo educativo. A chegada de uma nova integrante em 2025 contribuiu com olhares renovados, ampliando o diálogo e reforçando a importância da escuta e da colaboração. Os resultados evidenciam o desenvolvimento de competências docentes essenciais, como o planejamento articulado à realidade escolar, a experimentação de metodologias ativas, o enfrentamento de inseguranças iniciais, como o medo de falar em público ou de não conseguir mobilizar os estudantes, e o fortalecimento de vínculos com a equipe escolar e a comunidade. A experiência no PIBID também revelou que a formação docente não se limita ao domínio de conteúdos, mas exige abertura ao diálogo, reconhecimento dos saberes locais e compromisso com uma educação transformadora e democrática. Conclui-se que o PIBID desempenha papel estruturante na formação inicial, ao inserir os licenciandos em contextos reais de ensino e aprendizagem, proporcionando vivências que integram teoria e prática, fortalecem o trabalho coletivo e favorecem a construção de uma identidade docente crítica, sensível e comprometida com as especificidades da Educação do Campo. |