| Resumo |
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR-UFV), fundado e coordenado pela Profª Dra. Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, está vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE-UFV) e é reconhecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como grupo de natureza multidisciplinar voltado à análise crítica e produção científica no campo das políticas públicas educacionais e da formação docente. Composto por cerca de 70 membros – entre estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, professores e pesquisadores de diversas instituições do país – o GEPPFOR organiza-se por meio de três diretorias (Pessoas; Extensão; Divulgação e Tecnologia) e quatro linhas de pesquisa: Educação Científica Crítica; Metodologias Ativas e Alfabetização Tecnológica; Neurociências Aplicadas à Educação Regular e Inclusiva; e Universidade das Crianças. Seu objetivo central consiste em fomentar práticas formativas que incentivem o pensamento crítico, a investigação científica e o fortalecimento da identidade profissional docente, por meio do entrelaçamento entre teoria e prática, com base em referenciais teóricos contemporâneos e metodologias participativas. As ações do grupo são desenvolvidas com ênfase na tríade ensino-pesquisa-extensão, mediante a realização de cursos, oficinas, palestras, rodas de conversa, ciclos de diálogos e o evento permanente “GEPPFOR Convida”, voltado à promoção de intercâmbios acadêmicos com pesquisadores de renome nacional e internacional. Como resultado, o grupo tem alcançado expressiva produção acadêmica, com publicações de artigos científicos, capítulos de livros e experiências exitosas em eventos científicos, além de atuar diretamente em projetos de extensão de relevância social. Dentre eles, destaca-se “A Formação Continuada de Professores do Ensino Médio das Ciências da Natureza: Estreitando Laços entre a Escola e a Universidade”, que visa à qualificação docente, ao fortalecimento do vínculo entre universidade e escolas públicas e à valorização da educação científica crítica no contexto da educação básica. Os resultados indicam avanços significativos no engajamento dos participantes, na produção de saberes pedagógicos contextualizados e na construção coletiva de práticas educativas transformadoras. Assim, conclui-se que o GEPPFOR-UFV tem se constituído como um espaço de excelência acadêmica, engajado na formação de profissionais da educação comprometidos com uma prática pedagógica crítica, reflexiva, inclusiva, reafirmando o papel da universidade pública como protagonista na produção de conhecimento e na transformação da realidade educacional brasileira. |