Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20685

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Victor Martins Fontoura
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Mateus José dos Santos, Sidney Pires Martins
Título Gamificação no ensino de biologia: análise crítico-reflexiva das produções acadêmicas nacionais
Resumo Este estudo realiza uma análise sistemática da produção científica nacional sobre a gamificação no ensino de Biologia, considerando artigos publicados entre 2021 e 2025, disponíveis no Portal CAPES. Com abordagem qualitativa, foram selecionados 14 estudos que abordam a realidade educacional brasileira. Para garantir a qualidade, relevância e atualidade dos dados analisados, foram adotados critérios rigorosos de inclusão e exclusão: publicações entre 2021 e 2025, acesso aberto ao texto completo, afiliação institucional brasileira dos autores e aderência temática e metodológica à proposta da pesquisa. A análise temática, baseada nos fundamentos metodológicos de Bardin (2016), organizou os resultados em quatro eixos principais: o uso pedagógico dos celulares em contextos de restrição, as estratégias gamificadas empregadas, os impactos na aprendizagem dos estudantes e os desafios enfrentados para a implementação dessas metodologias. Os resultados indicam que a gamificação tem potencial para promover maior engajamento, motivação e participação ativa dos estudantes, favorecendo aprendizagens significativas, colaborativas e contextualizadas por meio de dinâmicas lúdicas e interativas que estimulam competências cognitivas e socioemocionais. Entretanto, os estudos também evidenciam importantes limitações, como a insuficiência da infraestrutura tecnológica em muitas instituições, a falta de formação específica e continuada para os docentes, bem como as dificuldades inerentes à adaptação dos conteúdos biológicos ao formato gamificado. Ademais, a desigualdade no acesso a dispositivos tecnológicos e à internet compromete a inclusão digital e pedagógica, especialmente em regiões com menor desenvolvimento socioeconômico. Dessa forma, embora a gamificação se configure como uma estratégia inovadora e potencialmente efetiva para o ensino de Biologia, sua efetividade depende diretamente da articulação entre investimentos em tecnologia educacional, capacitação docente e o desenvolvimento de materiais didáticos contextualizados, acessíveis e alinhados às demandas curriculares. O estudo ressalta a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre a aplicação da gamificação, incentivando investigações que considerem diferentes realidades escolares, modalidades de ensino e avaliações de longo prazo. Assim, busca-se fomentar práticas pedagógicas que conciliem inovação, equidade e qualidade educacional, contribuindo para a transformação do ensino de Biologia no Brasil em um cenário cada vez mais permeado pelas tecnologias digitais.
Palavras-chave Gamificação, Ensino de Biologia, Metodologias participativas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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