Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20664

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Wilson Pereira do Prado
Orientador ALBERTO HENRIQUE LISBOA DA SILVA
Outros membros JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Título Metodologias ativas vs metodologias tradicionais no ensino de geografia do CAp-Coluni: um relato de experiência
Resumo Tema central: O presente trabalho constitui-se em um relato de experiência que tem como base a aplicação
de duas metodologias pedagógicas, uma tradicional e outra ativa, no ensino de geografia das turmas do 2°
ano do ensino médio do colégio de aplicação “CAp-Coluni”, durante as aulas de revisão ministradas pelos
Iniciandos à Docência (IDs) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da
geografia. Público-alvo: Alunos do segundo ano do ensino médio, turmas 2A, 2B, 2C e 2D, do CAp-Coluni. Justificativa: Esta discussão é fundamental levando-se em consideração que o engajamento e o
interesse dos alunos podem sofrer grande diminuição ao ser utilizada na sala de aula apenas uma
abordagem tradicional, com aulas expositivas, sem que haja a participação direta do aluno no conteúdo
trabalhado pelo professor. Nesse sentido, torna-se essencial a utilização de métodos alternativos que
incluam a participação ativa dos alunos, possibilitando um ambiente escolar mais profícuo e enriquecedor
do ponto de vista educacional (Morán, 2015). Objetivo: O objetivo deste trabalho foi explorar as percepções
que os IDs tiveram após a aplicação de ambas as abordagens, tradicional e ativa, e como os alunos se
comportaram durante as aulas nas quais elas foram trabalhadas. Metodologias: A abordagem tradicional se
constituiu primeiramente em uma aula expositiva sobre relevo e geologia, ministrada com auxílio de
maquetes de relevo e de amostras de minerais, rochas e de solos que o CAp-Coluni possuía em seu
acervo. Esses materiais foram mostrados durante a aula e os alunos puderam pegá-los e fazer perguntas
sobre eles. Foi ministrada uma segunda aula expositiva, com auxílio do datashow, sobre os temas clima,
vegetação e hidrografia, no qual os alunos também tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o
conteúdo. Na abordagem ativa, utilizada na aula de revisão sobre os temas população e pirâmides etárias,
foi realizado um jogo de perguntas e respostas no qual a turma foi dividida em grupos, com cada um deles
tendo um tempo máximo para responder às perguntas. Elas eram feitas pelos IDs, com cada pergunta
sendo selecionada pelo giro de uma roleta feito por um membro de cada grupo. Resultado: A metodologia
do jogo foi a que mais despertou o interesse das turmas, pois ela uniu o conteúdo trabalhado com a
competitividade dos alunos, tornando o ambiente da sala de aula mais descontraído ao possibilitar que eles
interagissem diretamente com a aula ao formularem as respostas nas disputas entre os
grupos. Conclusão: Ficou evidente que o uso de metodologias ativas, em que há a participação direta do
aluno na aula pode torná-la muito mais interessante em comparação com as aulas em que só há a
metodologia tradicional, com aulas expositivas. Cabe ressaltar também que o uso de jogos competitivos,
metodologia chamada de gamificação (Murr, Ferrari, 2020) pode ser um excelente meio para o professor
dinamizar sua aula e buscar maior interação por parte dos alunos.
Palavras-chave Metodologias ativas, Gamificação, Ensino de geografia
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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