| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Geografia |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | CAPES |
| Primeiro autor | Wilson Pereira do Prado |
| Orientador | ALBERTO HENRIQUE LISBOA DA SILVA |
| Outros membros | JANETE REGINA DE OLIVEIRA |
| Título | Metodologias ativas vs metodologias tradicionais no ensino de geografia do CAp-Coluni: um relato de experiência |
| Resumo | Tema central: O presente trabalho constitui-se em um relato de experiência que tem como base a aplicação de duas metodologias pedagógicas, uma tradicional e outra ativa, no ensino de geografia das turmas do 2° ano do ensino médio do colégio de aplicação “CAp-Coluni”, durante as aulas de revisão ministradas pelos Iniciandos à Docência (IDs) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da geografia. Público-alvo: Alunos do segundo ano do ensino médio, turmas 2A, 2B, 2C e 2D, do CAp-Coluni. Justificativa: Esta discussão é fundamental levando-se em consideração que o engajamento e o interesse dos alunos podem sofrer grande diminuição ao ser utilizada na sala de aula apenas uma abordagem tradicional, com aulas expositivas, sem que haja a participação direta do aluno no conteúdo trabalhado pelo professor. Nesse sentido, torna-se essencial a utilização de métodos alternativos que incluam a participação ativa dos alunos, possibilitando um ambiente escolar mais profícuo e enriquecedor do ponto de vista educacional (Morán, 2015). Objetivo: O objetivo deste trabalho foi explorar as percepções que os IDs tiveram após a aplicação de ambas as abordagens, tradicional e ativa, e como os alunos se comportaram durante as aulas nas quais elas foram trabalhadas. Metodologias: A abordagem tradicional se constituiu primeiramente em uma aula expositiva sobre relevo e geologia, ministrada com auxílio de maquetes de relevo e de amostras de minerais, rochas e de solos que o CAp-Coluni possuía em seu acervo. Esses materiais foram mostrados durante a aula e os alunos puderam pegá-los e fazer perguntas sobre eles. Foi ministrada uma segunda aula expositiva, com auxílio do datashow, sobre os temas clima, vegetação e hidrografia, no qual os alunos também tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o conteúdo. Na abordagem ativa, utilizada na aula de revisão sobre os temas população e pirâmides etárias, foi realizado um jogo de perguntas e respostas no qual a turma foi dividida em grupos, com cada um deles tendo um tempo máximo para responder às perguntas. Elas eram feitas pelos IDs, com cada pergunta sendo selecionada pelo giro de uma roleta feito por um membro de cada grupo. Resultado: A metodologia do jogo foi a que mais despertou o interesse das turmas, pois ela uniu o conteúdo trabalhado com a competitividade dos alunos, tornando o ambiente da sala de aula mais descontraído ao possibilitar que eles interagissem diretamente com a aula ao formularem as respostas nas disputas entre os grupos. Conclusão: Ficou evidente que o uso de metodologias ativas, em que há a participação direta do aluno na aula pode torná-la muito mais interessante em comparação com as aulas em que só há a metodologia tradicional, com aulas expositivas. Cabe ressaltar também que o uso de jogos competitivos, metodologia chamada de gamificação (Murr, Ferrari, 2020) pode ser um excelente meio para o professor dinamizar sua aula e buscar maior interação por parte dos alunos. |
| Palavras-chave | Metodologias ativas, Gamificação, Ensino de geografia |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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