| ISSN |
2237-9045 |
| Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
| Nível |
Graduação |
| Modalidade |
Extensão |
| Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática |
Dimensões Sociais: ODS3 |
| Setor |
Departamento de Nutrição e Saúde |
| Bolsa |
PIBEX |
| Conclusão de bolsa |
Não |
| Apoio financeiro |
UFV |
| Primeiro autor |
Taíse de Oliveira Natividade |
| Orientador |
ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA |
| Outros membros |
Hialle Rolla Martins, Jéssica Lima Alves, Julia Gomes Araujo, Kethelin Stefany de Oliveira Leal, Letícia Verdan Arcanjo Schwenck |
| Título |
Pro-Onco e itinerário escolar: prevenção ao câncer |
| Resumo |
Introdução: O câncer é um termo que abrange inúmeras doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e desordenado das células do corpo. Nesse sentido, a alimentação desempenha papel fundamental na prevenção e tratamento do câncer, pois atua no combate dos radicais livres e colabora para melhor resposta terapêutica. Este trabalho têm como objetivo destacar uma das oficinas realizadas pelo Pró-Onco (Grupo de Apoio na Oncologia) na escola E.E Effie Rolfs. Objetivos: Promover educação nutricional em relação à alimentação na prevenção do câncer para crianças do segundo ano do ensino fundamental da escola E.E Effie Rolfs. Métodos: Foram realizados 2 dias de oficina em turmas diferentes, ambas com crianças do segundo ano do ensino fundamental com idade entre 6 e 7 anos. Após breve introdução, deu início à dinâmica o ``Semáforo dos Alimentos´´ (Silva et al, 2019) com o uso de placas. Dessa maneira, cada placa possuía seu significado. Verde: alimentos que possuem livre “acesso” sendo alimentos saudáveis, como verduras, frutas e legumes. Amarelo: devemos ter atenção, apesar de possuírem nutrientes importantes para a saúde, são adicionados de alguns outros ingredientes, como pães e bolos. Vermelho: devemos evitar, classificados como alimentos não saudáveis que possuem grande quantidade de açúcar, gordura e aditivos, como salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo. Foram apresentados alguns alimentos e os alunos sinalizavam com a placa, de acordo com seu entendimento Resultados: Primeiro dia: 16/05/25 com 23 crianças presentes. Abacaxi: 23 verdes. Abacaxi em calda: 23 amarelos. Refresco de abacaxi (suco de pozinho): 14 amarelos e 9 vermelhos. Arroz: 23 verdes. Macarrão instantâneo: 18 vermelhos e 5 amarelos. Feijão: 23 verdes. Biscoito recheado: 12 amarelos e 11 vermelhos. Salgadinho de pacote: 20 vermelho e 3 amarelos. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate: 20 amarelos e 3 vermelhos. Refrigerante: 23 vermelhos. Segundo dia de oficina 30/05/25 com 21 crianças presentes: Abacaxi: 20 verdes e 1 amarelo. Abacaxi em calda: 20 amarelos e 1 vermelho. Refresco de abacaxi (suco de pozinho): 16 vermelhos, 4 amarelos e 1 verde. Arroz 21 verde. Macarrão instantâneo: 15 amarelos, 3 vermelhos e 3 verdes. Feijão: 21 verdes. Biscoito recheado: 18 vermelhos 3 verdes.Salgadinho de pacote: 20 vermelhos 1 verde. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate: 15 amarelo, 4 verde e 2 vermelho. Refrigerante: 21 vermelhos. Conclusão: A oficina descrita contribuiu para a aprendizagem e compreensão dos alunos sobre alimentação saudável. Além disso, por meio dos dados obtidos pode-se concluir que grande parte dos alunos apresentavam conhecimento prévio das classificações dos alimentos e a frequência ideal de consumo. Nesse sentido, o presente trabalho possibilitou que o público atendido pudesse ter acesso a maiores informações e a possibilidade de consolidar e verificar seus próprios conhecimentos. |
| Palavras-chave |
Alimentação, Câncer, Oficina. |
| Forma de apresentação..... |
Painel |