Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20656

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Taíse de Oliveira Natividade
Orientador ELIANA CARLA GOMES DE SOUZA
Outros membros Hialle Rolla Martins, Jéssica Lima Alves, Julia Gomes Araujo, Kethelin Stefany de Oliveira Leal, Letícia Verdan Arcanjo Schwenck
Título Pro-Onco e itinerário escolar: prevenção ao câncer
Resumo Introdução: O câncer é um termo que abrange inúmeras doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e desordenado das células do corpo. Nesse sentido, a alimentação desempenha papel fundamental na prevenção e tratamento do câncer, pois atua no combate dos radicais livres e colabora para melhor resposta terapêutica. Este trabalho  têm como objetivo destacar uma das oficinas realizadas pelo Pró-Onco (Grupo de Apoio na Oncologia) na escola E.E Effie Rolfs. Objetivos: Promover educação nutricional em relação à alimentação na prevenção do câncer para crianças do segundo ano do ensino fundamental da escola E.E Effie Rolfs.  Métodos: Foram realizados 2 dias de oficina em turmas diferentes, ambas com crianças do segundo ano do ensino fundamental com idade entre 6 e 7 anos. Após breve introdução, deu início à dinâmica o ``Semáforo dos Alimentos´´ (Silva et al, 2019) com o uso de placas. Dessa maneira, cada placa possuía seu significado. Verde: alimentos que possuem livre “acesso” sendo alimentos saudáveis, como verduras, frutas e legumes. Amarelo: devemos ter atenção, apesar de possuírem nutrientes importantes para a saúde, são adicionados de alguns outros ingredientes, como pães e bolos. Vermelho: devemos evitar, classificados como alimentos não saudáveis que possuem grande quantidade de açúcar, gordura e aditivos, como salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo. Foram apresentados alguns alimentos e os alunos sinalizavam com a placa, de acordo com seu entendimento Resultados: Primeiro dia: 16/05/25 com 23 crianças presentes. Abacaxi: 23 verdes. Abacaxi em calda: 23 amarelos. Refresco de abacaxi (suco de pozinho): 14 amarelos e 9 vermelhos. Arroz: 23 verdes. Macarrão instantâneo: 18 vermelhos e 5 amarelos. Feijão: 23 verdes. Biscoito recheado: 12 amarelos e 11 vermelhos. Salgadinho de pacote: 20 vermelho e 3 amarelos. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate: 20 amarelos e  3 vermelhos. Refrigerante: 23 vermelhos. Segundo dia de oficina 30/05/25 com 21 crianças presentes: Abacaxi: 20 verdes e 1 amarelo. Abacaxi em calda: 20 amarelos e 1 vermelho. Refresco de abacaxi (suco de pozinho): 16 vermelhos, 4 amarelos e 1 verde. Arroz 21 verde. Macarrão instantâneo: 15 amarelos, 3 vermelhos e 3 verdes. Feijão: 21 verdes. Biscoito recheado: 18 vermelhos 3 verdes.Salgadinho de pacote: 20 vermelhos 1 verde. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate: 15 amarelo, 4 verde e 2 vermelho. Refrigerante: 21 vermelhos. Conclusão: A oficina descrita contribuiu para a aprendizagem e compreensão dos alunos sobre alimentação saudável. Além disso, por meio dos dados obtidos pode-se concluir que grande parte dos alunos apresentavam conhecimento prévio das classificações dos alimentos e a frequência ideal de consumo. Nesse sentido, o presente trabalho possibilitou que o público atendido pudesse ter acesso a maiores informações e a possibilidade de consolidar e verificar seus próprios conhecimentos.
Palavras-chave Alimentação, Câncer, Oficina.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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