Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20651

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Serviço Social
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ewelyn Garcia Gonçalves
Orientador MARIANA COSTA CARVALHO
Outros membros Júlia Sales Lugao da Silva Santos, Pedro Carazo Castro, Rayssa Antenor de Assis, Thauany Vitória Martins dos Santos
Título A entrevista como instrumento técnico-operativo do Serviço Social.
Resumo A entrevista constitui-se como um dos principais instrumentos técnicos-operativos no exercício profissional do/a assistente social, sendo amplamente utilizada nas diversas áreas de atuação, como saúde, assistência social e educação. O presente resumo tem como base a análise da entrevista e de sua importância no exercício profissional, articulado ao Projeto Ético Político do Serviço Social. Objetiva-se apresentar a entrevista como importante instrumento técnico-operativo no Serviço Social, tendo como público alvo os/as graduandos/as da área. A escolha do tema se justifica pela relevância da entrevista no cotidiano da atuação do/a assistente social e pela necessidade de articular o conhecimento teórico metodológico, instrumentos técnicos e a ética profissional. A metodologia adotada foi a análise bibliográfica a partir das contribuições de autores/as do Serviço Social que aprofundam o conceito de instrumentalidade e o papel da entrevista nos processos de trabalho. Os resultados indicam que a entrevista vai além de uma simples ferramenta de coleta de dados, constituindo-se como um espaço de mediação entre a realidade social e os sujeitos. Percebe-se que a utilização deste instrumento requer do/a profissional uma escuta qualificada, planejamento e uma postura ética, capazes de orientar respostas às demandas sociais dentro de um contexto específico. A dimensão técnico-operativa do Serviço Social não atua de forma isolada, mas de forma conjunta com a teórico-metodológica e ético-política, materializando-se por meio de instrumentos como a entrevista. Por sua vez, a entrevista é composta, respectivamente, por três etapas: o planejamento, a execução e o registro. Planejamento significa organizar a ação profissional com total clareza, intencionalidade e direção, configurando um processo racional que visa transformar a realidade na qual está inserida. A execução ocorre quando o/a profissional realiza a coleta de dados e identifica as demandas apresentadas pelo/a entrevistado/a, avaliando suas prioridades com base nos objetivos definidos na primeira etapa. Por fim, o registro deve ter linguagem clara e objetiva, sem palavras que expressam juízo de valor e assegurando o direito do usuário ao acesso aos dados registrados. Através da condução e escuta qualificada, no qual, a finalidade está ligada à transformação social. A análise aponta que a entrevista, embora ação intencional, vai além do uso de procedimentos. Ela é articulada à prática profissional de forma crítica e, portanto, solicita teoria, habilidade prática e intenção ética. Portanto, fica claro que a entrevista trata- se de uma ferramenta crucial para garantir a equidade e promover uma intervenção que seja ética, reflexiva e interessada em operacionalizar efetivamente a mudança.
Palavras-chave Entrevista, Dimensão técnica-operativa, Serviço Social.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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