Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20635

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Claudia Aparecida da Silva Nascimento
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros Alberto Henrique Lisboa da Silva, Lívia Victoria Warol Carneiro, Ruan Ciconha Freitas
Título Ludicidade e Planejamento em Ação: Uma Abordagem Criativa no Ensino de Geografia da População
Resumo Este relato de experiência aborda uma atividade de ensino, focado na revisão interativa de Geografia da População para alunos do Colégio de Aplicação da UFV (Cap-Coluni) em preparação para uma prova. A mesma foi concebida tendo a aula como forma predominante de organização do processo de ensino. A atividade foi estruturada como um jogo de roleta com trinta perguntas, revelando o planejamento sistemático, a criatividade e a flexibilidade do professor, elementos essenciais para uma estruturação didática eficaz. Os objetivos didáticos primários foram a revisão e consolidação dos conteúdos, buscando possibilitar que os alunos assimilassem os conhecimentos de forma consciente e ativa, desenvolvendo suas capacidades cognoscitivas, incluindo o pensamento independente e a criatividade. A metodologia empregada alinhou-se perfeitamente às etapas de consolidação e aprimoramento dos conhecimentos e habilidades, ao organizar e fixar conhecimentos por meio de situações novas, e de aplicação, onde os alunos mobilizaram saberes para interpretar a realidade. A dinâmica de perguntas e respostas também cumpriu a função de controle e avaliação, verificando o grau de assimilação dos objetivos e conteúdos. Este trabalho exemplifica uma perspectiva progressista que, segundo Freire(1996),promove um ensinar aprender solidário onde o professor também aprende, sendo humilde e aberto à curiosidade do aluno. Além disso, relaciona-se à defesa de Cavalcanti (2019) sobre a necessidade de metodologias ativas e contextualizadas no ensino de geografia, que favoreçam a leitura crítica do espaço e a formação dos sujeitos autônomos. Ao longo da atividade destacou-se que o ensino não é apenas uma troca de informações, mas uma prática que busca humanizar de forma criativa, capaz de transformar a aula em uma experiência significativa, mobilizando saberes e aproximando os estudantes do conhecimento geográfico, integrando-os de forma lúdica, a conteúdos que relacionam questões sociais, culturais, e políticas, permitindo aos alunos uma visão crítica da realidade , como aponta Cavalcanti (2018).
Palavras-chave Geografia da População, ludicidade, planejamento
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.