| Resumo |
Durante a graduação, grande parte dos estudantes não tem a oportunidade de vivenciar práticas de ensino em sala de aula, o que pode limitar o desenvolvimento de habilidades essenciais à atuação profissional, especialmente no que se refere à comunicação, à empatia e à didática. Nesse contexto, o grupo PET-Biologia da Universidade Federal de Viçosa (PET/BIO/UFV) tem promovido a inserção voluntária de seus integrantes como monitores em disciplinas da graduação, visando complementar sua formação acadêmica por meio de vivências práticas, no ensino. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos dessa atividade na trajetória formativa dos petianos, com ênfase nos ganhos acadêmicos, interpessoais e profissionais. A análise baseou-se em dados qualitativos obtidos por meio da aplicação de um formulário aos 12 petianos do grupo. A maioria dos respondentes (66,7%) é composta por estudantes da licenciatura, embora uma parcela significativa (41,7%) nunca tivesse tido experiências anteriores com ensino, evidenciando o papel da monitoria como porta de entrada para práticas pedagógicas. Todos os participantes relataram que a monitoria voluntária contribuiu de maneira decisiva para sua formação, promovendo o aprimoramento da oratória, da postura em público, da empatia e da capacidade de adaptar explicações conforme as dúvidas apresentadas pelos graduandos que auxiliavam. Os relatos indicam ainda que a atividade fortalece a segurança ao abordar conteúdos complexos, favorece a construção de estratégias didáticas e amplia a percepção sobre o processo de aprendizagem. Petianos oriundos exclusivamente do bacharelado, e que não têm contato com a sala de aula ou com as diferentes disciplinas pedagógicas da licenciatura, destacaram que a experiência despertou uma nova compreensão sobre o ensino, ao confrontarem-se com os desafios enfrentados por discentes ao aprenderem um conteúdo pela primeira vez — aspecto pouco abordado em suas grades curriculares. Além disso, os petianos identificaram a construção de uma relação de confiança com os estudantes monitorados, especialmente os calouros, que tendem a buscar apoio nos monitores por enxergá-los como pares mais acessíveis do que os docentes. Essa proximidade reforça a importância da monitoria como espaço de escuta, acolhimento e mediação pedagógica. Dessa forma, a monitoria voluntária tem se configurado como uma estratégia valiosa para a formação integral dos petianos, ao proporcionar vivências práticas que ampliam sua capacidade comunicativa, reflexiva e pedagógica, ao mesmo tempo em que fortalecem o compromisso social e o espírito colaborativo no ambiente universitário. |