Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20627

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lívia Victoria Warol Carneiro
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros Alberto Henrique Lisboa da Silva, Claudia Aparecida da Silva Nascimento, Ruan Ciconha Freitas
Título Dinâmicas escolares em foco: articulações entre tempos, espaços e sujeitos na formação educacional
Resumo Este trabalho discute as inter-relações entre tempos, espaços e sujeitos escolares, a partir de uma abordagem crítica e interdisciplinar fundamentada em autores como Juarez Dayrell, Maria Tereza G. Tavarez, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. A pesquisa teve como campo empírico o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAP-COLUNI), um dos núcleos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), consolidando-se como um ambiente estratégico para reflexão sobre as dinâmicas escolares. O público-alvo da pesquisa são professores em formação, docentes da educação básica e pesquisadores interessados nas dinâmicas escolares contemporâneas. Justifica-se a escolha do tema pela necessidade urgente de ressignificar a escola como espaço social, cultural e simbólico, ultrapassando sua concepção tradicional como local exclusivamente instrucional. O objetivo central foi compreender como as práticas e interações cotidianas entre sujeitos escolares (alunos e professores) contribuem para a construção e transformação dos tempos e espaços escolares, enfatizando a escola como território de disputa, produção de saberes e formação de identidades. A metodologia consistiu em observações de campo, revisão bibliográfica e análise crítica das práticas escolares à luz de referenciais teóricos que pensam a escola como rizoma, território de resistência e reconfiguração permanente. Os resultados evidenciam que o espaço escolar, embora marcado por mecanismos disciplinares e estruturas normativas, pode ser ressignificado pelos sujeitos que o habitam, abrindo possibilidades para práticas pedagógicas inovadoras e emancipatórias. A valorização docente, a escuta ativa dos estudantes e a flexibilização dos tempos escolares demonstraram-se fundamentais para a construção de um ambiente educativo mais humanizado, dialógico e crítico. Concluímos que o entendimento da escola como rizoma, um espaço vivo de produção de saberes e experiências – e não apenas como cenário de transmissão – contribui para a ampliação das possibilidades pedagógicas, fortalecendo o papel da educação na formação de sujeitos autônomos e conscientes de seu lugar no mundo.
Palavras-chave Sujeitos, espaço-tempo, geografia escolar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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