| Resumo |
Este trabalho discute as inter-relações entre tempos, espaços e sujeitos escolares, a partir de uma abordagem crítica e interdisciplinar fundamentada em autores como Juarez Dayrell, Maria Tereza G. Tavarez, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. A pesquisa teve como campo empírico o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAP-COLUNI), um dos núcleos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), consolidando-se como um ambiente estratégico para reflexão sobre as dinâmicas escolares. O público-alvo da pesquisa são professores em formação, docentes da educação básica e pesquisadores interessados nas dinâmicas escolares contemporâneas. Justifica-se a escolha do tema pela necessidade urgente de ressignificar a escola como espaço social, cultural e simbólico, ultrapassando sua concepção tradicional como local exclusivamente instrucional. O objetivo central foi compreender como as práticas e interações cotidianas entre sujeitos escolares (alunos e professores) contribuem para a construção e transformação dos tempos e espaços escolares, enfatizando a escola como território de disputa, produção de saberes e formação de identidades. A metodologia consistiu em observações de campo, revisão bibliográfica e análise crítica das práticas escolares à luz de referenciais teóricos que pensam a escola como rizoma, território de resistência e reconfiguração permanente. Os resultados evidenciam que o espaço escolar, embora marcado por mecanismos disciplinares e estruturas normativas, pode ser ressignificado pelos sujeitos que o habitam, abrindo possibilidades para práticas pedagógicas inovadoras e emancipatórias. A valorização docente, a escuta ativa dos estudantes e a flexibilização dos tempos escolares demonstraram-se fundamentais para a construção de um ambiente educativo mais humanizado, dialógico e crítico. Concluímos que o entendimento da escola como rizoma, um espaço vivo de produção de saberes e experiências – e não apenas como cenário de transmissão – contribui para a ampliação das possibilidades pedagógicas, fortalecendo o papel da educação na formação de sujeitos autônomos e conscientes de seu lugar no mundo. |