Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20609

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Samantha Aparecida Correa Alves
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Título Reformando a educação de Minas Gerais: uma análise da implementação do Projeto Somar
Resumo O presente resumo apresenta os resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica realizada no ano de 2024. O estudo teve por finalidade analisar os dados e os possíveis impactos do Projeto Somar, durante a sua implementação piloto em três escolas localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto foi viabilizado através de Parceria Público-Privada (PPP), na qual a gestão administrativa está sob responsabilidade do setor privado - nesse caso, da Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB) -, enquanto o financiamento permanece público pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), modelo semelhante ao das Escolas Charters americanas. Os dados e informações analisados referem-se ao período de janeiro de 2021 a agosto de 2024, utilizando-se uma metodologia qualitativa, com base na pesquisa bibliográfica e documental, além da utilização da abordagem do ciclo de políticas, em que se utilizou as seguintes etapas: a política proposta, o contexto de influência e o contexto da produção de texto. A principal fundamentação teórica baseou-se nas contribuições da historiadora norte-americana Diane Ravitch (2011) e do professor Luiz Carlos de Freitas (2018), além de outros autores e das legislações pertinentes ao tema. Como resultado da pesquisa, observa-se um processo de transformação da gestão escolar para um modelo alinhado à lógica empresarial, caracterizado pela centralidade nos indicadores de desempenho, inserção do setor privado na esfera pública, desvalorização e precarização do trabalho dos profissionais da educação, bem como pela fragilização da gestão democrática. Dessa forma, a política educacional implementada configura-se como um modelo de privatização da educação básica, já implementada em outros estados brasileiros, como Paraná, Goiás e São Paulo, que adotam a privatização da gestão escolar como estratégia para ampliar a presença de atores privados em um campo social que, por princípio, é direito público e dever do Estado.
Palavras-chave Projeto Somar, Parceria Público-Privada, privatização da educação.
Forma de apresentação..... Painel
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