| Resumo |
O presente projeto intitulado “Práticas de contação de história na Educação Infantil”, foi desenvolvido na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa-MG. Buscou-se resgatar a importância das histórias para as crianças da Educação Infantil e aplicar a prática da contação de história para atender a faixa etária de 3 a 5 anos de idade, com diferentes recursos como palitoches, fantoches, livros e fichas. A prática do grupo foi organizada de forma a escolher uma história por semana e contá-la em todas as salas da Educação Infantil da escola. Para isso, foram selecionados e até criados recursos apropriados para diversificar a contação para as crianças, criando um momento lúdico e de interesse. A escolha das histórias foi sempre de acordo com a temática que estava sendo trabalhada na escola naquela semana buscando cooperar com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Dessa forma, nossos objetivos são inserir a contação de história como possibilidade para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e propor formas alternativas de contação, incluindo os diferentes recursos já citados entre outras metodologias. Buscamos com isso resgatar a contação de história, prática muito importante para interagir a criança com a literatura de forma prazerosa. A partir do projeto foi possível alcançar uma série de resultados que favoreceram o desenvolvimento integral das crianças atendidas pela instituição, dentre os principais resultados destaca-se o desenvolvimento da linguagem oral por meio do estímulo à ampliação do vocabulário e da familiarização com a estrutura narrativa. A contação de histórias, ao proporcionar contato constante com diferentes textos e formas de expressão, contribuiu significativamente para o fortalecimento do vínculo das crianças com a literatura infantil, promovendo o hábito da leitura desde a primeira infância, a partir de experiências prazerosas e lúdicas, além de despertar o interesse pela escuta e pela leitura, incentivando o manuseio de livros e outros materiais relacionados às histórias como os fantoches. A prática constante da contação permite o estímulo à imaginação, à criatividade e à expressão artística, possibilitando que as crianças criem imagens mentais, dramatizem trechos das histórias e se envolvam com os personagens apresentados. Dessa maneira, concluímos que o projeto reafirma o valor pedagógico da contação de histórias como prática essencial na Educação Infantil, não apenas como recurso didático, mas como experiência formativa capaz de ampliar repertórios linguísticos, culturais e emocionais das crianças. Ao promover o contato regular e prazeroso com a literatura, contribuímos para a construção de vínculos afetivos com os livros e com os momentos de escuta e imaginação coletiva. Além disso, a vivência do projeto proporcionou uma conexão significativa entre escola e universidade, fortalecendo o compromisso com uma educação mais sensível, criativa e transformadora desde os primeiros anos da infância. |