Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20553

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Infantil
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Aline Aparecida Barbosa
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Outros membros Bianca da Rocha Braz, Júlia Gabriela de Paula Cabral, Lívia Ramos Rocha, Maria José dos Santos
Título Práticas de Contação de História na Educação Infantil
Resumo O presente projeto intitulado “Práticas de contação de história na Educação Infantil”, foi desenvolvido na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa-MG. Buscou-se resgatar a importância das histórias para as crianças da Educação Infantil e aplicar a prática da contação de história para atender a faixa etária de 3 a 5 anos de idade, com diferentes recursos como palitoches, fantoches, livros e fichas. A prática do grupo foi organizada de forma a escolher uma história por semana e contá-la em todas as salas da Educação Infantil da escola. Para isso, foram selecionados e até criados recursos apropriados para diversificar a contação para as crianças, criando um momento lúdico e de interesse. A escolha das histórias foi sempre de acordo com a temática que estava sendo trabalhada na escola naquela semana buscando cooperar com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Dessa forma, nossos objetivos são inserir a contação de história como possibilidade para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e propor formas alternativas de contação, incluindo os diferentes recursos já citados entre outras metodologias. Buscamos com isso resgatar a contação de história, prática muito importante para interagir a criança com a literatura de forma prazerosa. A partir do projeto foi possível alcançar uma série de resultados que favoreceram o desenvolvimento integral das crianças atendidas pela instituição, dentre os principais resultados destaca-se o desenvolvimento da linguagem oral por meio do estímulo à ampliação do vocabulário e da familiarização com a estrutura narrativa. A contação de histórias, ao proporcionar contato constante com diferentes textos e formas de expressão, contribuiu significativamente para o fortalecimento do vínculo das crianças com a literatura infantil, promovendo o hábito da leitura desde a primeira infância, a partir de experiências prazerosas e lúdicas, além de despertar o interesse pela escuta e pela leitura, incentivando o manuseio de livros e outros materiais relacionados às histórias como os fantoches. A prática constante da contação permite o estímulo à imaginação, à criatividade e à expressão artística, possibilitando que as crianças criem imagens mentais, dramatizem trechos das histórias e se envolvam com os personagens apresentados. Dessa maneira, concluímos que o projeto reafirma o valor pedagógico da contação de histórias como prática essencial na Educação Infantil, não apenas como recurso didático, mas como experiência formativa capaz de ampliar repertórios linguísticos, culturais e emocionais das crianças. Ao promover o contato regular e prazeroso com a literatura, contribuímos para a construção de vínculos afetivos com os livros e com os momentos de escuta e imaginação coletiva. Além disso, a vivência do projeto proporcionou uma conexão significativa entre escola e universidade, fortalecendo o compromisso com uma educação mais sensível, criativa e transformadora desde os primeiros anos da infância.
Palavras-chave Contação de história, Educação Infantil, Desenvolvimento
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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