| Resumo |
O estudo teve como objetivo compreender a evasão universitária com base na literatura acadêmica e analisar o perfil de estudantes evadidos na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Licena/UFV), no período de 2014 a 2024. Essa temática vem trazendo preocupações em relação à própria manutenção do curso na instituição, em função do grande número de estudantes que vêm desistindo desta graduação. A Licena foi instituída na Universidade Federal de Viçosa em 2014, com habilitação em Ciências da Natureza. Até janeiro de 2025, o curso teve um total de 782 ingressantes e 268 estudantes formados. Sua duração mínima é de 4 anos e máxima de 7 anos. O estudo foi desenvolvido através da metodologia de Estado do Conhecimento e Análise documental, por meio da revisão de obras anteriores para aprofundamento e conceituação da definição e causas da evasão de um modo geral. Foi realizado um levantamento bibliográfico de publicações dos últimos seis anos (2018 a 2024) e selecionados 14 textos relacionados aos seguintes descritores: Evasão no Ensino Superior; Evasão e Licenciatura em Educação do Campo; Evasão e Permanência; Evasão e Causas; Perfil dos Evadidos no curso de Licenciatura em Educação do Campo, sendo 10 textos especificamente sobre evasão educacional e 4 textos sobre evasões e causas especificamente da Licenciatura em Educação do Campo. Os dados da evasão da Licena nos últimos 10 anos foram fornecidos pela UFV e analisados de forma quantitativa e qualitativa. Durante os dez anos da Licena houve entrada de 782 estudantes, destes, 400 evadiram, indicando uma porcentagem de 51,2% de evasão. Analisando os tipos de saídas, é contabilizado que houve abandono por parte de 157 estudantes, ocorreu desligamento de 197 discentes, 45 optaram pela mudança de curso e um estudante teve sua matrícula anulada. A análise dos dados apontou que parte dos estudantes levam mais de 4 anos para concluir a sua formação e que a evasão acontece na maioria dos casos por parte de estudantes mulheres, de cor parda, com faixa etária de 20 a 24 anos. A evasão é um fenômeno que gera impactos negativos para todos os envolvidos, porque a partir do período que o estudante resolve se retirar da rotina acadêmica gera prejuízo tanto para si, quanto para a instituição, como também para os cofres públicos. Neste sentido, enquanto pesquisa exploratória, o estudo contribuiu para o entendimento inicial desta temática, dando início à análise e monitoramento da evasão na Licena-UFV. |