Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20481

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Oscar Rocha Luiz
Orientador SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS, TATIANA PIRES BARRELLA
Título Aspectos da Evasão Universitária na Licenciatura em Educação do Campo da UFV no Período de 2014 a 2024.
Resumo O estudo teve como objetivo compreender a evasão universitária com base na literatura acadêmica e analisar o perfil de estudantes evadidos na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa (Licena/UFV), no período de 2014 a 2024. Essa temática vem trazendo preocupações em relação à própria manutenção do curso na instituição, em função do grande número de estudantes que vêm desistindo desta graduação. A Licena foi instituída na Universidade Federal de Viçosa em 2014, com habilitação em Ciências da Natureza. Até janeiro de 2025, o curso teve um total de 782 ingressantes e 268 estudantes formados. Sua duração mínima é de 4 anos e máxima de 7 anos. O estudo foi desenvolvido através da metodologia de Estado do Conhecimento e Análise documental, por meio da revisão de obras anteriores para aprofundamento e conceituação da definição e causas da evasão de um modo geral. Foi realizado um levantamento bibliográfico de publicações dos últimos seis anos (2018 a 2024) e selecionados 14 textos relacionados aos seguintes descritores: Evasão no Ensino Superior; Evasão e Licenciatura em Educação do Campo; Evasão e Permanência; Evasão e Causas; Perfil dos Evadidos no curso de Licenciatura em Educação do Campo, sendo 10 textos especificamente sobre evasão educacional e 4 textos sobre evasões e causas especificamente da Licenciatura em Educação do Campo. Os dados da evasão da Licena nos últimos 10 anos foram fornecidos pela UFV e analisados de forma quantitativa e qualitativa. Durante os dez anos da Licena houve entrada de 782 estudantes, destes, 400 evadiram, indicando uma porcentagem de 51,2% de evasão. Analisando os tipos de saídas, é contabilizado que houve abandono por parte de 157 estudantes, ocorreu desligamento de 197 discentes, 45 optaram pela mudança de curso e um estudante teve sua matrícula anulada. A análise dos dados apontou que parte dos estudantes levam mais de 4 anos para concluir a sua formação e que a evasão acontece na maioria dos casos por parte de estudantes mulheres, de cor parda, com faixa etária de 20 a 24 anos. A evasão é um fenômeno que gera impactos negativos para todos os envolvidos, porque a partir do período que o estudante resolve se retirar da rotina acadêmica gera prejuízo tanto para si, quanto para a instituição, como também para os cofres públicos. Neste sentido, enquanto pesquisa exploratória, o estudo contribuiu para o entendimento inicial desta temática, dando início à análise e monitoramento da evasão na Licena-UFV.
Palavras-chave Evasão Estudantil, Licenciatura em Educação do Campo, Perfil dos Estudantes
Forma de apresentação..... Painel
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