| ISSN |
2237-9045 |
| Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
| Nível |
Graduação |
| Modalidade |
Pesquisa |
| Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática |
Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor |
Departamento de Educação Infantil |
| Bolsa |
Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa |
Não |
| Primeiro autor |
Grazielli Lopes Delazari |
| Orientador |
NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES |
| Título |
Entre laços e descompassos: famílias em transformação e a parceria com a escola |
| Resumo |
Este trabalho de conclusão de Curso teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica buscando identificar e analisar teses e dissertações que investigam sobre a relação família-escola no que se refere aos diferentes arranjos familiares e a compreensão das professoras sobre a influência desses diferentes arranjos nesta parceria família-escola. O tema família e escola é relevante e importante para estudantes de licenciatura, pois aprofunda o conhecimento acadêmico e contribui para a compreensão dos processos educacionais e sociais que permeiam a relação entre as duas instituições. Além disso, contribui significativamente para a formação inicial e continuada de professores, facilitando as discussões sobre a importância e relevância da participação das famílias no ambiente escolar e promovendo um diálogo mais eficaz entre as duas instituições. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi inspirada na metassíntese para identificar e interpretar os dados produzidos nas teses e dissertações publicadas entre 2004 e 2024. A investigação foi orientada pela seguinte pergunta: em que medida as mudanças nos arranjos familiares impactam a relação entre a família e a escola, nas teses e dissertações que discutem essa temática? O recorte de vinte anos se justifica pela escassez de produções acadêmicas recentes sobre o tema. Dois trabalhos foram incluídos: uma tese na área da Educação e uma Dissertação na área da Psicologia. Os resultados revelaram que, embora haja reconhecimento da importância da parceria entre família e escola, essa relação ainda enfrenta desafios, especialmente diante da diversidade dos arranjos familiares contemporâneos. Ambos os estudos destacam a necessidade de formação docente que contemple a pluralidade familiar e a superação de discursos normativos. Conclui-se que a escassez de pesquisas na área educacional sobre o tema é preocupante e reforça a urgência de ampliar investigações no âmbito das teses e dissertações com esta temática e que possam contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas e sensíveis à realidade social das crianças. |
| Palavras-chave |
Educação Infantil, Relação família-escola, Arranjos familiares. |
| Forma de apresentação..... |
Painel |