Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20449

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS10
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Greyciele Cardoso Sobreira
Orientador Camila Duarte Altivo
Outros membros Juliana Silva, Rhitiely Machado da Silva
Título O uso de redes sociais a partir de vídeos curtos atuando como auxílio didático e metodológico para adultos em cursos de nível superior
Resumo Sabemos que as transformações tecnológicas das últimas décadas alteraram as formas de acesso ao conhecimento, sobretudo no que tange às práticas educativas no Ensino Superior. Nesse contexto, a presente pesquisa bibliográfica objetiva discutir o uso de redes sociais como ferramenta didática e metodológica voltada para estudantes adultos, com foco na utilização de vídeos curtos como instrumento de apoio ao desenvolvimento de tarefas acadêmicas. Dentre os desafios enfrentados por esse público, destacam-se a dificuldade com a formatação de trabalhos segundo as normas da ABNT, a resistência no uso de ferramentas digitais e a preferência por métodos tradicionais, como o uso de cadernos. A partir de uma abordagem qualitativa, foram analisadas publicações acadêmicas que investigam a função das redes sociais na Educação Superior, com destaque para os trabalhos de Leal e Marques (2011), e de Leka e Grinkraut (2014). Os estudos revelam que plataformas como TikTok, Instagram e Facebook têm se mostrado eficazes ao oferecer conteúdos objetivos, acessíveis e de rápida assimilação, auxiliando estudantes na resolução de demandas práticas do ambiente acadêmico. Além disso, sob a perspectiva freiriana, a curiosidade, inicialmente ingênua, pode ser mobilizada por essas ferramentas, transformando-se em curiosidade epistemológica à medida que o estudante é instigado à reflexão e à problematização crítica do conteúdo. Embora apresentem limitações e riscos, as redes sociais, quando utilizadas com intencionalidade pedagógica, revelam-se potenciais aliadas na construção do conhecimento, favorecendo práticas de aprendizagem mais interativas, inclusivas e compatíveis com as experiências concretas dos sujeitos. Nesse sentido, a pesquisa evidencia que o uso consciente e direcionado das redes sociais pode contribuir para a formação acadêmica de estudantes adultos, promovendo a articulação entre saberes escolares e o cotidiano digital. Conclui-se que a incorporação crítica dessas mídias no processo de ensino e aprendizagem configura uma estratégia para a superação de barreiras metodológicas no Ensino Superior, sobretudo ao considerar as demandas contemporâneas e os desafios enfrentados por sujeitos que retomam a vida acadêmica em fases mais avançadas da vida.
Palavras-chave Educação Superior, Redes Sociais, Tecnologias Educacionais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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