Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20434

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Cecília Pires Pereira
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Beatriz Albani Zucateli, Emily de Souza Ferreira, João Henrique Corrêa Silva, Vanessa de Souza Amaral
Título Conectando saberes e pessoas: a prática das oficinas participativas de educação interprofissional em saúde
Resumo Introdução: A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) emerge como uma estratégia potente para o fortalecimento das práticas colaborativas nos serviços de saúde, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), ao promover a integração entre saberes, o aprimoramento das competências colaborativas e a valorização da dimensão da parceria. Objetivo: estimular a reflexão sobre as competências colaborativas e aplicar o pré-teste da Escala de Avaliação da Colaboração Interprofissional em Equipe (AITCS II-BR. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, fundamentado na pesquisa-ação. Desenvolve-se um oficina visando a EIP, por meio de metodologia metodologias ativas, realizadas presencialmente em um município da microrregião de saúde de Viçosa-MG. A oficina foi ralizada por meio de quatro etapas articulados entre sensibilização, integração, avaliação e produção. Na primeira etapa, utilizou-se a música como experessão artisitica cuja dinâmica reflexiva potencializou acolhimento dos participantes. Em seguida, realizou-se uma importante discussão sobre as competências colaborativas nas três dimensões: parceria, colaboração e coordenação. O passo seguinte, foi o processamento de uma situação-problema, promovendo a construção coletiva da “árvore dos problemas” e sua sistematização, nesta etapa os participantes foram organizados em subgrupos. Por fim, aplicou-se o pré-teste da escala AITCS II-BR para mapear percepções iniciais sobre a colaboração interprofissional nas equipes. A atividade foi encerrada com a dinâmica “Que bom! Que pena! Que tal!”, possibilitando a avaliação participativa da oficina. Resultados: observou-se ampla adesão dos profissionais e o reconhecimento da relevância da temática, bem como uma predisposição positiva à construção conjunta de práticas interprofissionais, além da importância de que se estabeleçam espaços formais de educação permanete. Conclusões: conclui-se que metodologias ativas, associadas à escuta sensível e à mediação simbólica, potencializam o envolvimento dos participantes, sendo essenciais para o foratalecimento da EIP no cotidiano dos serviços de saúde.
Palavras-chave Educação Interprofissional, Atenção Primária à Saúde, Competências colaborativas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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