| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de Educação |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | UFV |
| Primeiro autor | Viviane Ferreira |
| Orientador | BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS |
| Outros membros | Ana Carolina Barbosa, Cibele Janaina da Silva Oliveira Moreira, Geovanna Alves da Silva, Isabel Cristina da Silva Caetano |
| Título | Curricularização da extensão na disciplina ensino de ciências da natureza (EDU 460) do curso de pedagogia: plantar, cuidar e curar como estratégia de ação na educação infantil |
| Resumo | Este projeto de ação extensionista, desenvolvido por estudantes da disciplina Ensino de Ciências da Natureza (EDU 460) do curso de Pedagogia da UFV, no primeiro semestre de 2025, insere-se no contexto da curricularização da extensão, conforme previsto na Resolução nº 7/2018, que estabelece a integração obrigatória de atividades extensionistas nos currículos universitários, vinculando teoria e prática social. A disciplina, com carga horária de 20 horas dedicadas à extensão, seguiu a Metodologia dos Momentos Pedagógicos (Delizoicov; Angotti; Pernambuco, 2018) e se inspirou no trabalho com temas geradores de Paulo Freire (2019), estruturando- se em três etapas: estudo da realidade, elaboração do projeto e aplicação em contextos educativos. O projeto Plantar, Cuidar e Curar: um jardim de saberes tradicionais; foi desenvolvido em parceria com uma professora da Educação Infantil da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, envolvendo 18 crianças de 5 a 6 anos. Teve como objetivos: (1) promover o reconhecimento de ervas medicinais e seu uso complementar à medicina; (2) fortalecer vínculos intergeracionais; e (3) integrar universidade e comunidade. As atividades incluíram roda de conversa para levantamento de conhecimentos prévios, exploração sensorial de plantas (toque e cheiro), plantio coletivo na horta escolar e personalização de vasos, culminando no evento Chá com os avós, que celebrou saberes tradicionais. Uma pesquisa informal com as famílias revelou que todas as crianças já tinham contato cotidiano com pelo menos duas das ervas trabalhadas, evidenciando a permeabilidade desses saberes no contexto familiar. Os resultados demonstraram: a) para as crianças: resgate e valorização de conhecimentos populares, ampliação da consciência ambiental e científica; b) para a comunidade escolar: fortalecimento da relação escola-família-universidade, com participação ativa da docente da escola, das crianças, das famílias e avós; c) para as autoras/estudantes de pedagogia: experiência formativa transformadora, que permitiu vivenciar na prática a educação dialógica freireana e os desafios do ensino de Ciências na Educação Infantil. Conclui-se que a iniciativa, alinhada às diretrizes da Resolução CEPE nº 6/2022 da UFV, efetivou a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além de promover uma alfabetização científica crítica e contextualizada. O projeto evidencia, ainda, como a curricularização da extensão pode enriquecer a formação docente, articulando saberes acadêmicos e populares em prol de uma educação emancipatória. |
| Palavras-chave | Educação infantil, Saberes tradicionais, Ervas medicinais |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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