Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20416

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Viviane Ferreira
Orientador BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS
Outros membros Ana Carolina Barbosa, Cibele Janaina da Silva Oliveira Moreira, Geovanna Alves da Silva, Isabel Cristina da Silva Caetano
Título Curricularização da extensão na disciplina ensino de ciências da natureza (EDU 460) do curso de pedagogia: plantar, cuidar e curar como estratégia de ação na educação infantil
Resumo Este projeto de ação extensionista, desenvolvido por estudantes da disciplina Ensino
de Ciências da Natureza (EDU 460) do curso de Pedagogia da UFV, no primeiro
semestre de 2025, insere-se no contexto da curricularização da extensão, conforme
previsto na Resolução nº 7/2018, que estabelece a integração obrigatória de
atividades extensionistas nos currículos universitários, vinculando teoria e prática
social. A disciplina, com carga horária de 20 horas dedicadas à extensão, seguiu a
Metodologia dos Momentos Pedagógicos (Delizoicov; Angotti; Pernambuco, 2018) e
se inspirou no trabalho com temas geradores de Paulo Freire (2019), estruturando-
se em três etapas: estudo da realidade, elaboração do projeto e aplicação em
contextos educativos. O projeto Plantar, Cuidar e Curar: um jardim de saberes
tradicionais; foi desenvolvido em parceria com uma professora da Educação Infantil
da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, envolvendo 18 crianças de 5 a 6
anos. Teve como objetivos: (1) promover o reconhecimento de ervas medicinais e
seu uso complementar à medicina; (2) fortalecer vínculos intergeracionais; e (3)
integrar universidade e comunidade. As atividades incluíram roda de conversa para
levantamento de conhecimentos prévios, exploração sensorial de plantas (toque e
cheiro), plantio coletivo na horta escolar e personalização de vasos, culminando no
evento Chá com os avós, que celebrou saberes tradicionais. Uma pesquisa
informal com as famílias revelou que todas as crianças já tinham contato cotidiano
com pelo menos duas das ervas trabalhadas, evidenciando a permeabilidade desses
saberes no contexto familiar. Os resultados demonstraram: a) para as crianças:
resgate e valorização de conhecimentos populares, ampliação da consciência
ambiental e científica; b) para a comunidade escolar: fortalecimento da relação
escola-família-universidade, com participação ativa da docente da escola, das
crianças, das famílias e avós; c) para as autoras/estudantes de pedagogia:
experiência formativa transformadora, que permitiu vivenciar na prática a educação
dialógica freireana e os desafios do ensino de Ciências na Educação Infantil.
Conclui-se que a iniciativa, alinhada às diretrizes da Resolução CEPE nº 6/2022 da
UFV, efetivou a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além de
promover uma alfabetização científica crítica e contextualizada. O projeto evidencia,
ainda, como a curricularização da extensão pode enriquecer a formação docente,
articulando saberes acadêmicos e populares em prol de uma educação
emancipatória.
Palavras-chave Educação infantil, Saberes tradicionais, Ervas medicinais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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