| Resumo |
A implementação de políticas públicas educacionais no contexto escolar é um desafio que demanda análise e reflexões profundas. Assim, este estudo investigou como as políticas curriculares de Educação Física são implementadas em uma escola municipal de Viçosa-MG, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O objetivo principal foi analisar como as políticas educacionais, especialmente as curriculares de Educação Física, são operacionalizadas no dia a dia da escola, considerando aspectos como currículo, prática pedagógica, estrutura institucional e gestão escolar, e compreender os desafios, as adaptações e as percepções da direção e do professor de Educação Física, bem como a interação entre escola, família e comunidade. A partir do exposto, o presente texto trata-se de um relato de experiência realizado a partir de uma pesquisa de campo vinculada à disciplina EFI 238 Políticas Curriculares e Educação Física. Os dados foram coletados a partir de observação in loco e entrevistas semiestruturadas com a diretora e um professor de Educação Física, visando compreender a dinâmica escolar, as aulas de Educação Física, as práticas de inclusão, a participação da comunidade e os desafios na implementação das políticas. Os resultados revelaram um distanciamento entre as diretrizes curriculares nacionais e estaduais (BNCC, Currículo de Minas Gerais), e os conteúdos curriculares presentes nas aulas de Educação Física, indicando que na prática pedagógica cotidiana são necessárias adaptações constantes dos conteúdos para atender à diversidade dos alunos. A questão da inclusão mostrou-se um esforço significativo da escola para garantir a participação de todos, incluindo alunos com deficiência, respeitando suas limitações individuais e o diálogo com as famílias. Contudo, os principais desafios identificados foram a infraestrutura física inadequada. Portanto, os espaços existentes, como a quadra, são insuficientes para o número de alunos matriculados, limitando as aulas de Educação Física e a efetivação das propostas curriculares. Por outro lado, a formação continuada do professor foi valorizada como ferramenta importante para a reinvenção pedagógica e ampliação do olhar para além dos esportes tradicionais. Embora o Projeto Político Pedagógico (PPP) seja construído coletivamente com a participação da comunidade escolar, reconhece-se uma distância entre o planejado e o executado. Ainda assim, a escuta, o diálogo e a tentativa de aproximação entre escola, família e comunidade permanecem centrais no trabalho pedagógico. Conclui-se que, as políticas ao serem transpostas para o cotidiano escolar são ressignificadas por meio do diálogo, da escuta e da atuação dos envolvidos. Assim, considera-se que as políticas curriculares no âmbito da Educação física, são parcialmente seguidas na escola observada, e sua plena efetividade é comprometida pelas limitações da infraestrutura e pela alta demanda de alunos. |