Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20401

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Yago Rodrigues Freitas Oliveira
Orientador PATRICIA SANTOS DE OLIVEIRA
Outros membros Lara Braz Martins, Marcelo Junior Tomaz de Souza
Título Análise das Políticas Públicas Educacionais Implementadas em uma Escola de Viçosa, MG: Um Relato de Experiência
Resumo A implementação de políticas públicas educacionais no contexto escolar é um desafio que demanda análise e reflexões profundas. Assim, este estudo investigou como as políticas curriculares de Educação Física são implementadas em uma escola municipal de Viçosa-MG, que atende alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. O objetivo principal foi analisar como as políticas educacionais, especialmente as curriculares de Educação Física, são operacionalizadas no dia a dia da escola, considerando aspectos como currículo, prática pedagógica, estrutura institucional e gestão escolar, e compreender os desafios, as adaptações e as percepções da direção e do professor de Educação Física, bem como a interação entre escola, família e comunidade. A partir do exposto, o presente texto trata-se de um relato de experiência realizado a partir de uma pesquisa de campo vinculada à disciplina EFI 238 Políticas Curriculares e Educação Física. Os dados foram coletados a partir de observação in loco e entrevistas semiestruturadas com a diretora e um professor de Educação Física, visando compreender a dinâmica escolar, as aulas de Educação Física, as práticas de inclusão, a participação da comunidade e os desafios na implementação das políticas. Os resultados revelaram um distanciamento entre as diretrizes curriculares nacionais e estaduais (BNCC, Currículo de Minas Gerais), e os conteúdos curriculares presentes nas aulas de Educação Física, indicando que na prática pedagógica cotidiana são necessárias adaptações constantes dos conteúdos para atender à diversidade dos alunos. A questão da inclusão mostrou-se um esforço significativo da escola para garantir a participação de todos, incluindo alunos com deficiência, respeitando suas limitações individuais e o diálogo com as famílias. Contudo, os principais desafios identificados foram a infraestrutura física inadequada. Portanto, os espaços existentes, como a quadra, são insuficientes para o número de alunos matriculados, limitando as aulas de Educação Física e a efetivação das propostas curriculares. Por outro lado, a formação continuada do professor foi valorizada como ferramenta importante para a reinvenção pedagógica e ampliação do olhar para além dos esportes tradicionais. Embora o Projeto Político Pedagógico (PPP) seja construído coletivamente com a participação da comunidade escolar, reconhece-se uma distância entre o planejado e o executado. Ainda assim, a escuta, o diálogo e a tentativa de aproximação entre escola, família e comunidade permanecem centrais no trabalho pedagógico. Conclui-se que, as políticas ao serem transpostas para o cotidiano escolar são ressignificadas por meio do diálogo, da escuta e da atuação dos envolvidos. Assim, considera-se que as políticas curriculares no âmbito da Educação física, são parcialmente seguidas na escola observada, e sua plena efetividade é comprometida pelas limitações da infraestrutura e pela alta demanda de alunos.
Palavras-chave Políticas Públicas Educacionais, Prática Pedagógica, Cotidiano Escolar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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