Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20392

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Karina Bernardes Ferreira de Oliveira
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título A Influência do Espaço Social e Físico da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I em Conjunto à Arte-Educação
Resumo O artigo em questão é um relato de experiência colocado em prática no início do primeiro semestre letivo de 2024, através do Programa Residência Pedagógica (PRP), com duração de 4 meses, composto por turmas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I, na Escola Municipal Doutor Juscelino Kubitschek, localizada no município de Viçosa, Minas Gerais. Todas as observações feitas e experiências vivenciadas na escola foram importantes para a aprendizagem da influência do espaço social e físico no cotidiano de todos presentes na escola. O artigo intitulado “A Influência do Espaço Social e Físico na Educação Infantil ao Ensino Fundamental I em conjunto à Arte-Educação", explora através do pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu sua abordagem sobre a temática, identificando como o espaço social e físico em conjunto a Arte-Educação tem influência entre as séries da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I. Em algumas observações pude conduzir as aulas, possibilitando com que eu enriquecesse meu repertório de abordagens metodológicas, pude adentrar diferentes espaços físicos na escola, por exemplo, desde as salas de aula, ao pátio, e até mesmo aplicar aula na entrada da escola, observável como uma mesma turma se comporta de forma diferente em espaços diferentes e como o espaço social pode estar conjunto ao espaço físico, sendo assim um influenciando o outro. O estudo em questão pontua através da pesquisa com ênfase teórico-empírico (pesquisa de campo), por meio de observações e vivências experimentais. Através dos resultados obtidos, o contato com a escola agregou e possibilitou que no espaço escolar as observações feitas se ampliassem para além do Programa Residência Pedagógica, podendo assim estender essa temática, engrandecendo diferentes vivências. É perceptível que através das trocas de experiências culturais, e vivências cotidianas, sejam elas familiares, seja através da comunidade, oportunizam que esses estudantes tenham uma visão de mundo mais diversificada. Outro aspecto relevante, é como a importância da Arte-Educação dentro dos seus diversos contextos, seja através das Artes Visuais, da Dança, do Teatro, podem envolver o espaço social e físico dando oportunidade de novas aprendizagens vivenciadas pelos estudantes.
Palavras-chave Arte-educação, Residência, Espaço-social-físico.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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