Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20362

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Ana Félix de Magalhães
Orientador CERES MATTOS DELLA LUCIA
Outros membros Amanda Késsila de Matos Santos, Isabelle Nunes Viana, Keveni Vitória dos Santos Nazário, Laura Soares Fraga
Título Análise da importância de oficinas culinárias na aprendizagem de alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa
Resumo A aprendizagem é o processo pelo qual a pessoa adquire conhecimento. Para que ela ocorra de forma eficaz, existem diferentes tipos de métodos que auxiliam o indivíduo a concentrar, absorver, processar e reter novas informações. Sabe-se que, em um ciclo de aprendizagem, as atividades práticas são de extrema importância para concretizar o conteúdo. O presente estudo teve como objetivo analisar a contribuição de oficinas culinárias para a aprendizagem de alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa. As atividades contaram com a participação de estudantes do curso de Nutrição e incluíram três oficinas principais: “Leites Vegetais”, “Gastronomia Hospitalar” e “Recepção dos Calouros”. A primeira foi aberta ao público, enquanto as demais foram direcionadas a estudantes do curso. Todas as oficinas foram promovidas pelo Programa de Educação Tutorial em Nutrição (PET NUT). Ao final, foram coletados feedbacks por meio da plataforma Google Forms e também via oral. A “Oficina de Leites Vegetais” teve como foco apresentar os benefícios, o preparo e as aplicações dos leites de aveia e coco, com ênfase em alternativas para pessoas com restrição ao leite de vaca ou que buscam opções mais sustentáveis. Participaram nove pessoas, sendo que oito responderam ao formulário de avaliação. O feedback foi 100% positivo, com classificação “ótimo” para organização, clareza na comunicação, tempo para dúvidas, temas abordados, divulgação e condução pelos petianos. Os comentários elogiaram a criatividade e a disponibilização do conteúdo. A “Oficina de Gastronomia Hospitalar” abordou aspectos teóricos e práticos sobre dietas hospitalares. Contou com a presença de duas professoras do Departamento de Nutrição e Saúde, que compartilharam conhecimentos técnicos sobre o assunto e demonstraram a execução de preparações adaptadas ao ambiente hospitalar. Participaram nove estudantes, com sete respostas ao formulário. A oficina também recebeu 100% de avaliações positivas nos critérios de organização, conteúdo abordado e aplicabilidade profissional. Quanto à divulgação, 71,4% classificaram como “ótima” e 28,6% como “boa”. Já sobre o tempo prático, 71,4% avaliaram como “ótimo”, 14,3% como “bom” e 14,3% como “ruim”. Entre as sugestões, destacaram-se o desejo de maior tempo para a oficina e mais interação nas práticas. Por fim, a “Oficina de Recepção dos Calouros” teve como objetivo ensinar técnicas básicas de preparo de alimentos como arroz, feijão e frango desfiado, considerando que, para muitos estudantes, a vida universitária é a primeira experiência fora de casa. Nove calouros participaram e cinco responderam ao feedback, que foi totalmente positivo. Todos os aspectos avaliados foram classificados como “ótimos”. Conclui-se que oficinas culinárias que contam com o auxílio dos participantes nas preparações ajudam a fixar conteúdos teóricos, melhorando a aprendizagem do participante.
Palavras-chave Aprendizagem, Oficinas culinárias, Atividade de Ensino
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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