| ISSN | 2237-9045 |
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Dimensões Sociais: ODS4 |
| Setor | Departamento de História |
| Bolsa | Não se Aplica |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Tiago Cabral dos Santos |
| Orientador | KARLA DENISE MARTINS |
| Título | Do filme à reflexão: A arte cinematográfica no processo de ensino-aprendizagem |
| Resumo | Este trabalho resulta de uma monografia, onde foi realizada uma intervenção pedagógica no âmbito do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Viçosa, e tem como foco a utilização de filme (cinema) como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. A proposta foi concebida e executada na Escola Estadual Professor Samuel João de Deus, no município de Paula Cândido (MG), partindo da constatação de que os métodos tradicionais frequentemente não são suficientes para engajar os estudantes no aprendizado dos conteúdos históricos. Diante disso, a pesquisa procurou investigar, na prática, como a linguagem cinematográfica pode contribuir para a construção do pensamento histórico, estimular o senso crítico e promover aprendizagem com recurso visual. A intervenção consistiu em um conjunto de atividades articuladas à exibição de filmes, documentários e séries, cuidadosamente selecionados para dialogar com os temas curriculares do 9º ano do Ensino Fundamental. As ações envolveram, além das exibições, debates orientados, rodas de conversa, produção de textos e análise crítica das narrativas visuais, sempre em articulação com os conteúdos trabalhados em sala. O objetivo foi promover uma experiência pedagógica que integrasse razão e sensibilidade, conteúdo e forma, teoria e prática — valorizando o cinema não como ilustração, mas como instrumento de leitura de mundo. A proposta foi acompanhada de uma reflexão crítica sobre o contexto escolar onde a intervenção foi realizada. O estudo considerou as condições estruturais da escola, seu Projeto Político-Pedagógico, o perfil da comunidade discente e docente, além da análise do livro didático adotado, destacando suas potencialidades e limitações. A monografia também apresenta um embasamento teórico sobre o uso do cinema na educação, sustentado por autores que defendem a pedagogia crítica e a valorização das linguagens artísticas como forma de construção do conhecimento. Os resultados da intervenção evidenciam que o uso do cinema pode favorecer não apenas a compreensão de conteúdos históricos, mas também o desenvolvimento da empatia, da argumentação e da autonomia intelectual dos estudantes. Ao estimular o debate e a interpretação das representações do passado presentes nas obras audiovisuais, a proposta revelou-se eficaz na promoção de um ensino mais dialógico e humanizador. Em um cenário de desvalorização das ciências humanas e de crescente esvaziamento crítico na escola pública, o cinema aparece, nesta pesquisa, como uma linguagem potente para ressignificar a experiência escolar e ampliar os horizontes formativos dos alunos. |
| Palavras-chave | ensino de História, cinema, metodologias ativas |
| Forma de apresentação..... | Painel |
| Link para apresentação | Painel |
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