Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 20233

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ally Castellano D'Matias Theodoro
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título A importância do planejamento de ensino e da possibilidade de alterações para promover o aprendizado no espaço escolar
Resumo O trabalho “A importância do planejamento de ensino e da possibilidade de alterações para promover o aprendizado no espaço escolar” apresenta um relato de experiência referente às reuniões e ações realizadas durante os últimos dois meses do ano letivo de 2023 e os primeiros meses de 2024, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, em conjunto com as turmas dos primeiros e segundos anos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni), localizado no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no município de Viçosa, Minas Gerais. O objetivo foi averiguar a relevância de um bom planejamento de ensino para a organização prévia de estudantes e docentes, bem como para possibilitar maior flexibilização e rearranjos ao longo do período letivo. A metodologia utilizada para a escrita do relatório final foi o relato de experiência, e o aporte teórico baseou-se nos estudos da autora Ângela Lopes (2014), no campo da administração educacional. A experiência envolveu a observação do planejamento de ensino, das aulas e das temáticas, juntamente aos residentes e ex-residentes. A organização prévia e colaborativa permitiu uma dinâmica mais eficiente na aplicação dos conteúdos, além de propiciar maior disponibilidade para alterações pontuais, de acordo com as demandas específicas das turmas e dos docentes. Considera-se que a elaboração e a disponibilização do plano de ensino aos estudantes favorecem sua organização e contribuem para uma melhor preparação dos residentes no desempenho de suas funções em sala de aula, promovendo, assim, maior clareza e confiança nos processos pedagógicos. Além disso, destaca-se que o planejamento, quando construído de forma colaborativa entre orientadores, preceptores e residentes, contribui não apenas para a qualidade das práticas pedagógicas, mas também para o fortalecimento da articulação entre teoria e prática. O desenvolvimento dessas ações estreita o vínculo entre a formação inicial e o exercício profissional, reafirmando a importância da escuta ativa, da flexibilidade e do compromisso coletivo com o ensino.
Palavras-chave Planejamento Educacional, Aprendizado, Arte
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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