“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17725

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História
Setor Departamento de História
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor HELOIZA CHAVES RIOS
Orientador JONAS MARCAL DE QUEIROZ
Título História, Memória e Patrimônio Científico: Práticas de Acompanhamento de Egressos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa - UFV (2013-2020)
Resumo O presente trabalho, fruto de dissertação de mestrado defendida junto ao Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania, desenvolve uma ferramenta de acompanhamento dos egressos da pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa, com o objetivo de possibilitar o acompanhamento e análise da trajetória profissional deles ao longo dos anos. Assim, será possível suscitar indicadores que assegurem o aprimoramento das ações institucionais, avaliar se os objetivos e metas dos programas de pós-graduação estão sendo cumpridos e, potencialmente, favorecer a melhoria na conceituação deles perante a CAPES. A partir da manutenção do vínculo egresso-instituição e instituição-egresso, se estabelece um processo de troca de experiências, mecanismos de retroalimentação de informações, conhecimentos científicos e sociais. Assim, também será possível entender melhor os indivíduos que circulam dos corredores às salas de aula, nos laboratórios, nos espaços físicos da instituição, construindo soluções que tornem perceptível para os estudantes sua importância para a instituição. O patrimônio cultural não se limita à materialidade, mas também às experiências e memórias, coletivas ou individuais, e à recuperação de histórias de vida. Nesse sentido, foi necessário pesquisar a evolução do conceito de patrimônio cultural, patrimônio da ciência e tecnologia, patrimônio afetivo e entender como inserir novos atores no processo de patrimonialização no sentido de reforçar o vínculo profissional e afetivo entre o egresso e sua instituição de formação. Os egressos fazem parte da história, memória e identidade dos PPGs e da própria instituição de ensino, e podem estar inseridos no legado do ‘Patrimônio cultural institucional’, ‘Patrimônio e educação patrimonial’, ‘Patrimônio educacional’, ‘Patrimônio cultural da ciência e tecnologia’, ‘Patrimônio científico’ e possivelmente, dentre outras definições. Essas definições de patrimônio, por vezes, podem se misturar e se sobrepor, mas elas se complementam, afinal o patrimônio é articulado e vinculado a uma multiplicidade de conceitos e recortes temáticos, que sempre norteiam e permitem a continuidade da reflexão. A importância do registro dessas informações está atrelada à possibilidade de reconhecer e entender o passado, “saber de onde viemos”, conhecer nossa origem. A conservação está vinculada ao seu significado, e para que algo seja significativo é necessário que seja compreendido, e se possível, que seja vivenciado. Qualquer preservação só é relevante para um grupo ou para a sociedade se houver ciência de uma história e dos fatos a ele agregados. Reconhecer a importância do egresso para a instituição é agregar valores à história da própria instituição.
Palavras-chave Patrimônio cultural, Gestão de documentos, Egressos.
Forma de apresentação..... Painel
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