“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17714

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de São Carlos
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thayná Luana Borges
Orientador Simone Grace de Paula
Título Formação de pedagogas (os) nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: Desconstruções e Reconstruções da Didática
Resumo O presente trabalho perpassa o campo da formação dos professores e tem por objetivo refletir sobre a dialogicidade entre discentes, professor e tutor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na modalidade da Educação à Distância, com ênfase nos processos de desconstruções e reconstruções conceituais. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental, que tem por base de dados um fórum da Plataforma Moodle, recurso tecnológico utilizado para mediação entre professores e educandos nas atividades assíncronas. As perguntas centrais que serão analisadas são: O que é didática? Qual a sua importância para a formação de professores? Quais as suas contribuições? Quais os seus desafios? Essas questões foram debatidas por um público diverso, contando com estudantes jovens, adultos e idosos, alguns com primeira graduação concluída, outros matriculados pela primeira vez no ensino superior. Os sujeitos diversos enriquecem o diálogo e é sobre as percepções desse grupo que será o foco dessa discussão.
À vista disso, para análise serão verificadas as construções sobre o conceito de didática apreendidas ao longo do diálogo realizado no fórum, a partir das respostas apresentadas e a interação entre os próprios discentes ao utilizar essa tecnologia didática. O campo de formação de professores, é algo preocupante, formar cidadãos críticos é função da educação. Assim sendo, entender as percepções desses sujeitos traz contribuições para construção de uma didática crítica dentro do debate sobre formação de professores. A investigação parte de uma linha discursiva teórica com os autores utilizados ao longo da disciplina, são eles Paulo Freire (1987);Libâneo (2004); Haydt (2006) e Arroyo (2007). As categorias verificadas nas obras são: didática, formação de professores e dialogicidade. Através dessa sequência de elementos, nas considerações finais foi possível reiterar a importância da aproximação dialógica entre professor–aluno-tutor; é pelo diálogo que a educação acontece. Logo, em um curso de formação de professores a chave mestra com vistas a educação humanista, independentemente de suas singularidades, é o diálogo como processo dialético-problematizador. Compreender em linhas pedagógicas o que é didática, é aprofundar no significado da dialogicidade como processo em construção e constante transformação.
Palavras-chave Didática, Formação de professores, Desconstrução.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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