Resumo |
O presente trabalho perpassa o campo da formação dos professores e tem por objetivo refletir sobre a dialogicidade entre discentes, professor e tutor do Curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), na modalidade da Educação à Distância, com ênfase nos processos de desconstruções e reconstruções conceituais. Essa é uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental, que tem por base de dados um fórum da Plataforma Moodle, recurso tecnológico utilizado para mediação entre professores e educandos nas atividades assíncronas. As perguntas centrais que serão analisadas são: O que é didática? Qual a sua importância para a formação de professores? Quais as suas contribuições? Quais os seus desafios? Essas questões foram debatidas por um público diverso, contando com estudantes jovens, adultos e idosos, alguns com primeira graduação concluída, outros matriculados pela primeira vez no ensino superior. Os sujeitos diversos enriquecem o diálogo e é sobre as percepções desse grupo que será o foco dessa discussão. À vista disso, para análise serão verificadas as construções sobre o conceito de didática apreendidas ao longo do diálogo realizado no fórum, a partir das respostas apresentadas e a interação entre os próprios discentes ao utilizar essa tecnologia didática. O campo de formação de professores, é algo preocupante, formar cidadãos críticos é função da educação. Assim sendo, entender as percepções desses sujeitos traz contribuições para construção de uma didática crítica dentro do debate sobre formação de professores. A investigação parte de uma linha discursiva teórica com os autores utilizados ao longo da disciplina, são eles Paulo Freire (1987);Libâneo (2004); Haydt (2006) e Arroyo (2007). As categorias verificadas nas obras são: didática, formação de professores e dialogicidade. Através dessa sequência de elementos, nas considerações finais foi possível reiterar a importância da aproximação dialógica entre professor–aluno-tutor; é pelo diálogo que a educação acontece. Logo, em um curso de formação de professores a chave mestra com vistas a educação humanista, independentemente de suas singularidades, é o diálogo como processo dialético-problematizador. Compreender em linhas pedagógicas o que é didática, é aprofundar no significado da dialogicidade como processo em construção e constante transformação. |