“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17653

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Fátima de Azevedo Lellis
Orientador JESSICA SERAFIM FRASSON
Outros membros Otávio Henrique do Carmo Lucas
Título Do desenvolvimento ao resgate da cultura infantil: um relato de experiência a partir dos jogos, brinquedos e brincadeiras nas aulas de educação física.
Resumo Relato de experiência de uma proposta avaliativa realizada na disciplina EFI 141 – Jogos, brinquedos e brincadeiras do curso de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Viçosa – UFV no primeiro semestre de 2022, cujo objetivo foi proporcionar, aos estudantes em formação, aproximação com seu futuro profissional. Neste sentido, observamos uma aula de EF, com a temática de handebol, em uma turma do 8° ano do ensino fundamental em uma escola pública, em Viçosa - MG. Observamos que, apesar do seguimento a partir dos conteúdos presente na Base Nacional Comum Curricular, os alunos tinham preferência por jogos, brinquedos e brincadeiras. A professora mantinha relação próxima aos alunos, e para a manutenção do pacto pedagógico disponibiliza em seu planejamento, aula de tema livre, onde os alunos pudessem escolher a prática corporal realizada. Nesses momentos os jogos, brinquedos e brincadeiras estavam sempre presentes. Entendemos a partir da observação e das discussões em sala de aula que o jogo, brinquedo e brincadeira influencia no desenvolvimento e aprendizagem, uma vez que podem ser compreendidos como meio essencial para entender o desenvolvimento da criança, a forma que ela utiliza a ludicidade para mudar o significado de objetos, além disso, o aprendizado possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento, dependendo do contato do sujeito com o ambiente cultural. Nesse sentido, entendemos que a escola, enquanto uma instituição social, tem o aprendizado como objetivo do processo escolar, pois ele é elemento central no desenvolvimento da criança, assim, uma de suas funções, é auxiliá-la a avançar na sua concepção de mundo a partir do seu desenvolvimento já consolidado, tendo como meta etapas ainda não alcançadas. Nesse processo, o professor tem o papel central à medida em que pode intervir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, potencializando avanços que não aconteceriam espontaneamente. Os jogos, brinquedos e brincadeiras, portanto, são essenciais no processo de construção e reconstrução da cultura infantil, pois, movimentando-se e brincando/jogando a criança se descobre, descobre o outro, descobre o mundo à sua volta e suas múltiplas linguagens. As crianças brincam com o sentido da realidade mudando-o, transformando-o e reconstruindo-o e, a partir do conjunto de suas experiências lúdicas que se acumulam, constroem e reconstroem sua cultura infantil. Assim, salientamos que é fundamental entender o comportamento e desempenho da turma ao se construir o planejamento da aula e que os jogos, brinquedos e brincadeiras podem ser compreendidos como eixo orientador da prática pedagógica do professorado, buscando a apreensão e desenvolvimento dos alunos nos espaços de atuação. Por fim, compreendemos que a proposta apresentada na disciplina nos auxiliou no processo de compreensão da realidade, uma vez que podemos confrontar os saberes construídos ao longo da formação inicial com o futuro espaço de atuação profissional.
Palavras-chave Educação Física, jogos, escola
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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