Resumo |
Relato de experiência de uma proposta avaliativa realizada na disciplina EFI 141 – Jogos, brinquedos e brincadeiras do curso de Educação Física (EF) da Universidade Federal de Viçosa – UFV no primeiro semestre de 2022, cujo objetivo foi proporcionar, aos estudantes em formação, aproximação com seu futuro profissional. Neste sentido, observamos uma aula de EF, com a temática de handebol, em uma turma do 8° ano do ensino fundamental em uma escola pública, em Viçosa - MG. Observamos que, apesar do seguimento a partir dos conteúdos presente na Base Nacional Comum Curricular, os alunos tinham preferência por jogos, brinquedos e brincadeiras. A professora mantinha relação próxima aos alunos, e para a manutenção do pacto pedagógico disponibiliza em seu planejamento, aula de tema livre, onde os alunos pudessem escolher a prática corporal realizada. Nesses momentos os jogos, brinquedos e brincadeiras estavam sempre presentes. Entendemos a partir da observação e das discussões em sala de aula que o jogo, brinquedo e brincadeira influencia no desenvolvimento e aprendizagem, uma vez que podem ser compreendidos como meio essencial para entender o desenvolvimento da criança, a forma que ela utiliza a ludicidade para mudar o significado de objetos, além disso, o aprendizado possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento, dependendo do contato do sujeito com o ambiente cultural. Nesse sentido, entendemos que a escola, enquanto uma instituição social, tem o aprendizado como objetivo do processo escolar, pois ele é elemento central no desenvolvimento da criança, assim, uma de suas funções, é auxiliá-la a avançar na sua concepção de mundo a partir do seu desenvolvimento já consolidado, tendo como meta etapas ainda não alcançadas. Nesse processo, o professor tem o papel central à medida em que pode intervir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, potencializando avanços que não aconteceriam espontaneamente. Os jogos, brinquedos e brincadeiras, portanto, são essenciais no processo de construção e reconstrução da cultura infantil, pois, movimentando-se e brincando/jogando a criança se descobre, descobre o outro, descobre o mundo à sua volta e suas múltiplas linguagens. As crianças brincam com o sentido da realidade mudando-o, transformando-o e reconstruindo-o e, a partir do conjunto de suas experiências lúdicas que se acumulam, constroem e reconstroem sua cultura infantil. Assim, salientamos que é fundamental entender o comportamento e desempenho da turma ao se construir o planejamento da aula e que os jogos, brinquedos e brincadeiras podem ser compreendidos como eixo orientador da prática pedagógica do professorado, buscando a apreensão e desenvolvimento dos alunos nos espaços de atuação. Por fim, compreendemos que a proposta apresentada na disciplina nos auxiliou no processo de compreensão da realidade, uma vez que podemos confrontar os saberes construídos ao longo da formação inicial com o futuro espaço de atuação profissional. |