“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17627

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sabrina Coelho Lopes
Orientador FERNANDA MIQUELAO RIBEIRO
Outros membros Camila Michele Barros, Clarice Lourdes da Silva, LILIANE FERNANDES CAIAFA DAMASCENO, Victoria da Silva Rodrigues, Yuri Leandro Cupertino Silva
Título Promovendo a inclusão através do som: popi - programa ouvir para incluir, um podcast para bebês, crianças e famílias.
Resumo Este resumo se refere a um relato de experiência do projeto “POPI-Programa Ouvir Para Incluir: um Podcast para bebês, crianças e famílias”, desenvolvido pela equipe do Programa de Inclusão do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) e do Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH) da Universidade Federal de Viçosa. Iniciou em agosto de 2021, e tendo o último episódio criado exibido em dezembro de 2021. A construção da proposta do podcast foi fruto de observações e conversas entre a equipe que, diante da conjuntura de pandemia do Covid-19, em que as crianças se encontravam em casa, isoladas com suas famílias, mantendo um atendimento online de ensino, percebeu-se que uma criança com deficiência não estava tendo acesso à algumas das atividades remotas que estavam sendo propostas no dia a dia, assim como também outras crianças, por diversos motivos como a falta de tempo da família em acompanhar as atividades (síncronas e assíncronas) com as crianças, limitações com o uso da tecnologia, até mesmo desmotivação das crianças devido ao formato ser em tela, entre outros. Dessa forma, o projeto teve como objetivo geral criar um programa lúdico semanal em formato de podcast como instrumento metodológico para promover a inclusão social e cultural e contribuir para o desenvolvimento integral de bebês, crianças e famílias atendidas no LDI e no LDH, bem como da comunidade viçosense em geral no contexto da pandemia do covid-19. O podcast POPI foi estruturado por meio da parceria com o coletivo Quem Luta Educa (QLE), sob a supervisão da professora Kátia Fraga, do Departamento de Comunicação, e Edilton de Souza Barcellos, do Departamento de Física da UFV. Também por meio de reuniões semanais da equipe para planejamento e sistematização dos pré-roteiros e dos roteiros, foi feito curso de capacitação de edição de áudio com Yuri Leandro Cupertino, integrante do projeto. Uma página no Instagram foi criada para publicação das chamadas dos episódios, recebimento dos áudios das crianças e famílias e outras publicações. Ao todo foram criados 13 episódios intercalados entre programas temáticos e contações de histórias, todos com participação ativa das crianças e famílias e também das professoras dos laboratórios. O POPI atingiu resultados interessantes, atualmente são 546 reproduções no Spotify e 150 pessoas seguindo no Instagram. Este projeto contribuiu de forma positiva para a formação dos participantes, no que se refere à adequação às novas tecnologias para proporcionar um ambiente inclusivo durante o período pandêmico, reforçando os laços entre instituição/família/crianças e bebês.
Palavras-chave Inclusão, Podcast, Educação Infantil
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.