“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17618

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Camila Martins Januário de Freitas
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Título A dodiscência de Paulo Freire e a formação continuada docente – tecendo caminhos possíveis a partir da relação educador-educando
Resumo Este trabalho de pesquisa buscar aprofundar em um conceito importante ressaltado por Paulo Freire, a dodiscência (docência - discência) a relação educador-educando e as contribuições deste para as práticas educativas docentes. Busca-se assim, fazer uma análise da formação de professores inicial e continuada frente as questões do mundo do trabalho, das qualificações e competências exigidas. Como qualquer outra profissão dos demais setores, a docência também atende a uma lógica de mercado, pois todas as modificações da sociedade do conhecimento e dos modos de produção trabalhistas chegam as escolas, instituição social de grande importância formadora de cidadãos esperados para agir em sociedade e no caso da nossa sociedade, uma sociedade capitalista. De forma convergente, propõem-se destacar a perspectiva freiriana sobre a dodiscência, para uma alternativa de se pensar a formação continuada, através de um caminho permanente e humanizador da formação em serviço. Um outro olhar para as demandas nas buscas de mais especialização e aprofundamento dos conhecimentos, partindo da realidade dos educandos, da relação deste com o educador e assim das demandas reais do cotidiano escolar. Assim, o objetivo central é estabelecer relações entre a importância da dodiscência freiriana e a formação continuada de professores no contexto brasileiro. Busca-se discutir as relações entre o neoliberalismo e as novas demandas incessantes por formação continuada nos contextos educativos. De forma alternativa, busca-se ressaltar iniciativas de práticas dodiscente a partir de um estudo bibliográfico de projetos premiados através do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Instituição Carlos Chagas. A metodologia selecionada para alcance é um estudo qualitativo e exploratório e a análise documental de artigos selecionados na Instituição Carlos Chagas, será feita sob o olhar de categorias selecionadas a priori sobre formação continuada e dodiscência. Espera-se que os resultados sejam positivos, com uma quantidade significativa de iniciativas que visam a prática da perspectiva dodiscente de freire para caminharmos para uma nova visão de educação e de sociedade.
Palavras-chave Dodiscência, Formação continuada docente, Educador-Educando
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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