“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17613

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Lidiany Paiva Silva
Orientador BEATRIZ SANTANA CACADOR
Outros membros Arthur Augusto de Castro, Débora Resende Araújo Guimarães, Lívia Moreira Silva
Título Educação em saúde com gestantes de uma comunidade rural
Resumo Introdução: No período gestacional, a mulher passa por grandes modificações nos âmbitos biológico, afetivo, emocional e sociocultural, é também nesta fase que se constrói o vínculo com o bebê, fortalecido durante a amamentação. São muitos os medos que perpassam o processo gestacional e o acesso a informação é um dispositivo essencial para a promoção do autocuidado e cuidado com o bebê.
Objetivo: Relatar a experiência de realização de grupo educativo para gestantes de uma comunidade rural. Descrição das principais ações: A ação educativa foi realizada no dia 06 de março de 2022 e teve duração de 3 horas. Participaram 9 gestantes, 1 parceiro de uma gestante e 1 puérpera presentes na área do PSF do bairro Cachoeirinha, zona rural da cidade de Viçosa-MG, as quais foram previamente convidadas a participar pelas agentes comunitárias de saúde. A atividade teve por objetivo promover educação em saúde sobre os cuidados a serem tomados com o recém-nascido, principalmente a respeito do banho, da amamentação, dos cuidados com o coto e como agir em casos de engasgo e consistiu na apresentação às gestantes e na realização prática com as mesmas sobre os banhos de imersão, ofurô, leito e seus cuidados, cuidados com a amamentação, cuidados com o coto umbilical e forma de agir em casos de engasgo. Além disso, foram distribuídas cartilhas com informações sobre o que deve ser levado na bolsa de maternidade e dicas de amamentação. Por fim, como estratégia de incentivar a adesão das gestantes à atividade, foi promovido um chá de fraldas com entrega de itens arrecadados pelos discentes e pela docente, para presentear as mães e os bebês.
Resultados alcançados até o momento: Houve grande interação das gestantes entre si e com o grupo de discentes e docente. As gestantes compartilharam experiências de gestações anteriores e as inseguranças atuais. Foram esclarecidas dúvidas sobre a temperatura ideal da água do banho, mitos sobre amamentação e heranças culturais sobre o cuidado com o coto umbilical. Além disso, todas participaram das dinâmicas propostas, fazendo comentários durante as mesmas, e teve a participação ativa do marido de uma delas. A atividade foi bem aceita pelas gestantes e pela equipe da unidade, sendo realizada em parceria com o projeto de extensão Gesta Vida UFV, que dará continuidade na atividade de educação em saúde na comunidade.
Conclusão: Concluímos que a atividade educativa contribuiu para o maior empoderamento e autonomia das gestantes no que tange aos cuidados com o recém-nascido no banho, aos cuidados com o coto umbilical e as formas de agir em casos de engasgo. Além disso, contribuiu com orientações para as gestantes saberem quando devem procurar a maternidade, o que as mães devem levar para a maternidade tanto delas, quanto dos bebês, e contribuiu também com algumas curiosidades e informações sobre os cuidados na amamentação.
Palavras-chave Gravidez, Promoção da Saúde, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,65 segundos.