Resumo |
INTRODUÇÃO: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) está presente em 5% da população pediátrica e em 3% da adulta. Está relacionado a desfechos negativos, como menor desempenho escolar, gravidez na adolescência, interações sociais conflituosas e acidentes. Possui causa multifatorial e alta herdabilidade (70 a 80%), ou seja, filhos de pais portadores de TDAH têm maior risco de apresentarem o transtorno. OBJETIVO: Estimar o nível de escolaridade dos pais de crianças participantes da pesquisa “Níveis de BDNF e perfil oxidativo/inflamatório de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) antes e após o tratamento com Metilfenidato”. METODOLOGIA: A pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética (4.364.744) possui questionário sociodemográfico respondido pelo responsável pela criança para entender a realidade social e econômica dos participantes. Duas perguntas foram avaliadas. A primeira: “Quem é o chefe da família? (considerada a pessoa de maior renda da casa da criança)” pôde ser respondida como pai, mãe, avó e avô maternos, avó e avô paternos, tia, pai e mãe ganham igualmente ou outra pessoa. A segunda: “Qual o nível de escolaridade do chefe da família?” pôde ser respondida considerando 6 alternativas: analfabeto/Ensino Fundamental I incompleto, Ensino Fundamental I completo/Ensino Fundamental II incompleto, Ensino Fundamental completo/Ensino Médio incompleto, Ensino Médio completo/Ensino Superior incompleto, Ensino Superior completo e Pós-Graduação completa. RESULTADOS: Do total de 82 crianças registradas até o momento, obteve-se 81 respostas ao questionário socioeconômico. Destas, 70 foram respondidas pela mãe biológica, 4 pelo pai biológico e 2 por ambos. 76 (93,8%) responsáveis consideram o pai, a mãe ou ambos igualmente como chefe da família. Em relação à escolaridade do chefe familiar, 11,1% concluiu o Ensino Superior, 6,2% completou a Pós-Graduação, 37,0% completou o Ensino Médio, 17,3% completou o Ensino Fundamental, 19,8% completou apenas o Ensino Fundamental I e 8,6% é analfabeto ou não concluiu o Ensino Fundamental I. CONCLUSÃO: A maioria dos chefes de família avaliados pela pesquisa até o momento é o pai biológico, a mãe biológica ou ambos igualmente, sendo que 45,7% dessas pessoas abandonaram os estudos antes de completar o Ensino Médio. Sabe-se que um dos possíveis desfechos negativos do TDAH na fase infanto-juvenil é a dificuldade no processo de aprendizagem, que muitas vezes resulta em aumento da evasão escolar. Não é possível estabelecer um diagnóstico de TDAH parental apenas com as informações pesquisadas pelo questionário socioeconômico, entretanto, os resultados devem servir de estímulo a uma investigação mais profunda sobre a presença desse transtorno nos genitores com o objetivo de entender melhor o contexto familiar dos participantes e proporcionar um ambiente mais adequado às especificidades das crianças, buscando reduzir a probabilidade de desfechos negativos. |