“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17576

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bruno Marques Rosado
Orientador Luciana Hoffert Castro Cruz
Outros membros Mercia Maria dos Santos, Sirlane Freitas Lacerda
Título A influência do sono sobre aprendizagem e memória de crianças do ensino fundamental I: bases da Neurociência aplicada a aprendizagem
Resumo O sono é um processo biológico fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, e o tempo considerado ideal de sono para cada criança pode variar de acordo com a idade. As crianças com cinco anos de idade necessitam aproximadamente de 11 horas de sono; com 10 anos necessitam de 9,7 horas e na adolescência 8,5 horas, em média. Além do tempo dedicado ao sono, deve-se observar a qualidade do sono, incluindo o ambiente, temperatura, ruído, local adequado, ausência de agentes estressores. Durante o sono, acontecem diversos processos biológicos importantes para a manutenção da saúde física e mental, dentre eles, a regulação da secreção hormonal, ajustes no sistema cardiovascular e nervoso. A privação do sono pode influenciar negativamente no desempenho da memória declarativa de curta duração ou memória de trabalho. Neste sentido, os estudos apontam que uma única noite de privação de sono produz um déficit significativo na atividade hipocampal durante a codificação da memória episódica, resultando em uma fraca retenção subsequente. Neste contexto, o sono tem função reguladora no organismo e influencia no processo de aprendizagem e consolidação da memória em relação ao que foi aprendido durante o dia. Uma noite mal dormida gera sonolência, dificuldade de concentração e irritabilidade. Dessa forma, esta pesquisa propõe analisar os hábitos de sono, aprendizagem e memória de trabalho dos alunos da Escola Municipal Coronel Melvino Ferraz, no município de Rubim, em Minas Gerais. Como percurso metodológico, convidaremos todos alunos da referida escola a responder voluntariamente a dois instrumentos de avaliação do sono: a Escala de Sonolência de Epworth e o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Uma vez identificados possíveis prejuízos ou dificuldades de aprendizagem relacionados a maus hábitos de sono dos estudantes, pretende-se contribuir para a conscientização desses alunos, familiares e comunidade escolar, melhora na qualidade do sono e abordagem das dificuldades de aprendizagem.
Palavras-chave Neurociências, Sono, Aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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