“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17547

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Tássia Martins Almeida Gomes
Orientador GLAUCIA BRAGA E SILVA
Outros membros THAIS REGINA DE MOURA BRAGA SILVA, Victória Caroline Silva Rodrigues
Título ++meninasComp: atraindo e motivando meninas da comunidade de Florestal para as áreas de informática e computação
Resumo O projeto ++meninasComp integra as ações extensionistas do programa MinasCoders, voltado a incluir, motivar e manter mulheres na área de tecnologia. A estratégia adotada nesta edição abrangeu fomentar e apoiar a participação de meninas do ensino médio/técnico da UFV-campus Florestal e de outras regiões do Brasil, nas competições Change the Game e Technovation Girls. O Change the Game objetiva incentivar a participação feminina na indústria de jogos de computadores, sendo direcionado para as alunas do 8° e 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao último ano do ensino médio, estimulando o desenvolvimento de competências tecnológicas e sócio emocionais. Já o Technovation Girls incentiva o empreendedorismo e a tecnologia ao público de meninas com idade entre 8 a 18 anos, por meio da resolução de problemas da sua comunidade pela elaboração de um aplicativo móvel. As principais ações realizadas no projeto foram: preparar material e divulgar as competições nas mídias sociais do MinasCoders; recrutar alunas do ensino médio/técnico da UFV-campus Florestal e de outras regiões do país; propor encontros semanais para desenvolvimento dos projetos; divulgar a realização das atividades do projeto junto ao público-alvo, e dar visibilidade aos resultados atingidos após as competições. Os resultados incluem a conclusão de forma satisfatória dos treinamentos para ambas as competições, a submissão dos projetos na plataforma das competições e a obtenção de feedback, por meio de formulários do Google Forms. Importante destacar que uma particularidade desta edição foi a participação de meninas de outras instituições, que coordenadas por mentoras do MinasCoders, participaram remotamente dos encontros de treinamento e desenvolveram seus projetos colaborativamente. Em relação ao Change the Game, 7 meninas, organizadas em 2 equipes, participaram da edição de 2021. Vale ressaltar que um dos projetos resultou em uma classificação em 2º lugar de uma equipe, representada por uma aluna do IFMG de Ribeirão das Neves, com a criação do jogo “Forgotten” (https://ge.globo.com/esports/noticia/change-the-game-premia-melhores-criacoes-de-jogos-no-ensino-medio-e-fundamental.ghtml). Já para a competição Technovation Girls, houve a participação de 6 meninas, organizadas em 2 equipes, MinasCoders Inphoria e MinasCoders Youth&Media. Também na TG, teve um resultado importante com a classificação da equipe MinasCoders Youth&Media para semifinal da competição. A partir dos formulários de feedback, observa-se que pelo menos 75% das meninas afirmaram se sentirem motivadas pelo projeto para participar de outras competições relacionadas à tecnologia e pelo menos 50% se sentiram motivadas a seguirem os estudos na área de TI. Por fim, é importante destacar que ainda que grande parte das atividades tenham ocorrido de forma remota, acredita-se que os objetivos principais do projeto, por meio do fomento à participação em competições de empreendedorismo e tecnologia, foram atingidos com sucesso.
Palavras-chave competições de empreendedorismo e tecnologia, ensino médio, meninas na TI
Forma de apresentação..... Painel
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