“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17488

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mirelle Barbosa de Souza
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título “Ensaios” da carreira docente: estágios supervisionados e a formação de professores.
Resumo O Estágio Supervisionado Docente pode ser compreendido como elemento fundamental para a prática docente. Quando bem estruturado, ele se mostra imprescindível à inserção do licenciando nas escolas, sendo uma excelente oportunidade para o estudante experienciar as diferentes realidades escolares e colocar a prova os saberes aprendidos na academia. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo compreender a prática docente dos licenciandos em Ciências Biológicas no contexto do estágio, e identificar as demandas e desafios vividos nesse processo. Esse trabalho se propôs a realizar um estado da arte sobre o estágio supervisionado docente. Lançando mão da pesquisa quali-quantitativa utilizamos duas plataformas, sendo a primeira o Portal de Periódicos da CAPES e a segunda o Locus Repositório Institucional da Universidade Federal de Viçosa. Pretendemos analisar, mais detidamente, como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de Biologia e, principalmente, a relação com os alunos e com os professores regentes. No processo de pesquisa no Portal de Periódicos da CAPES foram utilizados dois descritores para filtrar os trabalhos de maior relevância. Primeiro foi utilizada a palavra-chave Estágio Supervisionado Docente e foi utilizado o filtro temporal, delimitando os períodos de 2017 a 2021. Foram selecionados 84 trabalhos nesse processo. Após a análise de títulos e palavras-chave, chegamos a 13 trabalhos relevantes a nosso tema. No Locus Repositório Institucional da Universidade Federal de Viçosa, ao utilizar a mesma palavra-chave foram selecionados 43 trabalhos. Após a análise de títulos e de palavras-chave, apenas um trabalho se mostrou relevante para essa pesquisa. Por meio do estado da arte foi possível identificar os autores que mais contribuíram à compreensão do nosso objeto de estudos, sendo eles: Imbernón (2011), Libâneo (2011), Candau (2003), Tardif (2012), Pimenta (2011), Nóvoa (2009 e 2005), Zabalza (1994), Shulman (1986), Zeichner (1993), Diniz-Pereira (2014), Claude Dubar (2005), entre outros. Além disso, as primeiras conclusões apontaram a necessidade do Estágio Supervisionado se apresentar como um elemento articulador dos conhecimentos específicos da profissão e da formação docente. Por fim, apesar das fragilidades indicadas pelos estudos, o Estágio se mostrou necessário no sentido de colocar os estudantes em processo de formação inicial, em contato com a escola, demonstrando a importância de se conhecer a escola e as suas relações com os professores mais experientes e com os alunos. Esta pesquisa foi capaz de revelar as principais demandas e necessidades que envolvem o Estágio. Assim, evidenciou a relevância de mapear estudos já realizados e, também, a necessidade da Universidade Federal de Viçosa se debruçar sobre esse tema, ampliar e aprofundar estudos, visando aperfeiçoar o Estágio Supervisionado nas licenciaturas.
Palavras-chave Estado da arte, Estágio Supervisionado, Formação de professores
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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