Resumo |
O Estágio Supervisionado Docente pode ser compreendido como elemento fundamental para a prática docente. Quando bem estruturado, ele se mostra imprescindível à inserção do licenciando nas escolas, sendo uma excelente oportunidade para o estudante experienciar as diferentes realidades escolares e colocar a prova os saberes aprendidos na academia. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo compreender a prática docente dos licenciandos em Ciências Biológicas no contexto do estágio, e identificar as demandas e desafios vividos nesse processo. Esse trabalho se propôs a realizar um estado da arte sobre o estágio supervisionado docente. Lançando mão da pesquisa quali-quantitativa utilizamos duas plataformas, sendo a primeira o Portal de Periódicos da CAPES e a segunda o Locus Repositório Institucional da Universidade Federal de Viçosa. Pretendemos analisar, mais detidamente, como se dá o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes de Biologia e, principalmente, a relação com os alunos e com os professores regentes. No processo de pesquisa no Portal de Periódicos da CAPES foram utilizados dois descritores para filtrar os trabalhos de maior relevância. Primeiro foi utilizada a palavra-chave Estágio Supervisionado Docente e foi utilizado o filtro temporal, delimitando os períodos de 2017 a 2021. Foram selecionados 84 trabalhos nesse processo. Após a análise de títulos e palavras-chave, chegamos a 13 trabalhos relevantes a nosso tema. No Locus Repositório Institucional da Universidade Federal de Viçosa, ao utilizar a mesma palavra-chave foram selecionados 43 trabalhos. Após a análise de títulos e de palavras-chave, apenas um trabalho se mostrou relevante para essa pesquisa. Por meio do estado da arte foi possível identificar os autores que mais contribuíram à compreensão do nosso objeto de estudos, sendo eles: Imbernón (2011), Libâneo (2011), Candau (2003), Tardif (2012), Pimenta (2011), Nóvoa (2009 e 2005), Zabalza (1994), Shulman (1986), Zeichner (1993), Diniz-Pereira (2014), Claude Dubar (2005), entre outros. Além disso, as primeiras conclusões apontaram a necessidade do Estágio Supervisionado se apresentar como um elemento articulador dos conhecimentos específicos da profissão e da formação docente. Por fim, apesar das fragilidades indicadas pelos estudos, o Estágio se mostrou necessário no sentido de colocar os estudantes em processo de formação inicial, em contato com a escola, demonstrando a importância de se conhecer a escola e as suas relações com os professores mais experientes e com os alunos. Esta pesquisa foi capaz de revelar as principais demandas e necessidades que envolvem o Estágio. Assim, evidenciou a relevância de mapear estudos já realizados e, também, a necessidade da Universidade Federal de Viçosa se debruçar sobre esse tema, ampliar e aprofundar estudos, visando aperfeiçoar o Estágio Supervisionado nas licenciaturas. |