“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17482

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Giovani Fernandes Fonseca
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Outros membros Augusto Fernandes Condé
Título O pibid educação física 2020-2022 em diferentes “locais” de ensino - percepções de bolsistas sobre os formatos remoto e presencial de aulas
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política nacional de formação e fomento à docência para a educação básica, que procura aproximar discentes dos cursos de licenciatura à escola. A pandemia de Covid-19 iniciada em 2020 produziu abruptas mudanças na sociedade. Diante disso, o PIBID 2020-2022 de Educação Física (EF) iniciou suas atividades em formato remoto e, após autorização escolar, foi possível o acompanhamento de aulas presenciais. Assim, bolsistas do programa (IDs) experimentaram diferentes perspectivas sobre o ensino da Educação Física nestas modalidades de ensino. O PIBID oferece um cenário peculiar para compreender experiências de professores de EF em formação vivenciadas remota e presencialmente, em suas potencialidades e fragilidades. Assim, as vivências e o relato dos discentes no programa ampliam reflexões sobre a dinâmica formativa estudantes de Licenciatura em Educação Física. Evidenciar e refletir percepções de dois bolsistas do PIBID EF 2020-2022 sobre suas participações no programa de forma remota e presencial. Trata-se de um estudo qualitativo, com base nas experiências de IDs de EF no PIBID vinculados a uma universidade mineira. Para a análise foram mobilizados registros documentais da participação dos IDs tais como relatórios, planos de aula e reuniões gravadas, bem como acessadas as memórias de sujeitos implicados. Evidenciou-se que os dois cenários de realização das aulas de EF apresentaram possibilidades para o ensino e contribuições para a formação e prática pedagógica dos IDs. As aulas remotas inseriram a disciplina em um novo meio. Assim, os IDs puderam observar os conteúdos da EF de outra perspectiva, interligando o aprendizado e uso de tecnologias educacionais para as intervenções nesse contexto. Utilizou-se plataformas de videoconferência, montagem de jogos eletrônicos e ferramentas digitais de interação. Ao mesmo tempo, esse formato revelou adversidades no que tange o processo de ensino-aprendizagem, visto que foi necessária a adaptação dos conteúdos de forma remota sem que houvesse tempo para um processo de transição adequado. Verificou-se um distanciamento e não adesão da maioria dos alunos às aulas remotas, somando-se às dificuldades de acesso e contexto socioeconômico. Além disso, saberes conceituais foram constantemente centro de discussões em detrimento de objetivos procedimentais e atitudinais nas aulas remotas. Nas aulas de EF presenciais, os IDs aproximaram-se de uma realidade escolar cotidiana, seja na realização das atividades e participação dos alunos, seja na rotina do professor supervisor e outros agentes da escola. A EF reencontrou-se com velhos paradigmas que permeiam a expectativa dos estudantes sobre os saberes e conteúdos experienciais. A participação no PIBID contribuiu para a formação dos IDs imbricando saberes da realidade do trabalho docente aos curriculares, experienciados no curso de EF em uma realidade peculiar da história do sistema educacional.
Palavras-chave Educação Física, PIBID, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
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