Resumo |
O BioLab é um projeto de extensão que procura estabelecer e manter o contato entre a universidade e as escolas da Educação Básica de Viçosa, MG e região, com o objetivo de promover atividades experimentais e investigativas nas ciências naturais por meio de duas principais estratégias: empréstimo de recursos didáticos e realização de visitas pedagógicas no Setor de Educação em Ciências e Biologia. Para isso, a equipe do projeto está organizada em quatro grupos de trabalhos (GTs): coleções vivas, coleções fixadas, acervo de jogos e mídias sociais. O grupo ‘coleções vivas’ é responsável pela construção e manutenção do formigueiro, minhocário, aquário, além do terrário, esterqueira e maquete dos perfis do solo. O GT ‘coleções fixadas’ cuida da ampliação e manutenção de lâminas, exsicatas e animais taxidermizados. O grupo do ‘acervo de jogos’ é responsável por confeccionar, manter e aprimorar o acervo que, hoje conta com 57 exemplares catalogados. Por fim, o GT das mídias sociais está responsável pelas postagens no Instagram, publicação de roteiros de práticas e vídeos no site do projeto e no canal do Youtube. Além da participação nos GTs, todos os membros colaboram no planejamento e na recepção dos visitantes. Com o retorno às atividades presenciais na UFV a partir de maio desde ano, surgiu a necessidade de reformulação da equipe, uma vez que alguns membros graduaram durante os períodos remotos e outros deixaram o projeto. Assim, foi realizado um processo seletivo que resultou na entrada de sete novos membros, todos estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas. Atualmente, o projeto conta com um bolsista PIBEX e 15 voluntários, sendo estes discentes da graduação e pós-graduação, além dos docentes coordenadores do projeto. Também com a retomada presencial das atividades, foi feita a divulgação do projeto por meio da visita e entrega de panfletos em sete escolas públicas de Viçosa, MG, além da divulgação nas redes sociais. Nos meses de maio e junho foram emprestados 16 modelos didáticos para estudantes da Licenciatura em Biologia, que estão atuando em diferentes escolas, por meio das disciplinas dos estágios supervisionados. Entre os modelos emprestados estavam, por exemplo, o modelo anatômico do olho humano, o modelo didático do DNA e a maquete da célula animal. Além dos empréstimos, foram recebidas três turmas de estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Effie Rolfs, em que a temática de fungos, proposta pela professora responsável pelas turmas, foi trabalhada. Os alunos puderam visualizar o bolor em mexericas por meio da utilização de lupas bem como analisar a levedura em microscópios. Os estudantes mostraram-se empolgados com a atividade, principalmente na parte prática, havendo uma grande participação e uma série de questionamentos sobre os exemplos apresentados. Atividades como estas confirmam a importância da interação entre a cidade e a pluriversidade na construção e ressignificação coletiva de saberes. |