“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17453

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Matheus Luiz da Silva
Orientador ANDRE KIYOMITSU ZANUNCIO SEDIYAMA
Outros membros André Amaral Levcovitz, Marina Marilac dos Santos Lara
Título O papel da monitoria como instrumento de aprendizagem para os alunos monitores no contexto de habilidades cirúrgicas
Resumo INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica é uma modalidade de ensino de grande importância para a consolidação do ensino. Este fato se faz mais importante no contexto de ensino de técnicas cirúrgicas, pois atua como importante instrumento de sanar dúvidas, reforçar o conhecimento teórico-prático dos alunos, ajudando a superar bloqueios, suavizando eventuais pressões pessoais dos alunos com relação às habilidades cirúrgicas. Somando a isto, os alunos monitores tem uma oportunidade de consolidação do conhecimento previamente estudado de forma acentuada quando lhe são cobrados que repassem o ensino aos discentes. O presente trabalho relata a implementação do primeiro programa de monitoria acadêmica da disciplina HABILIDADES CIRÚRGICAS – MED 381 seus frutos durante o semestre.
OBJETIVOS: O presente trabalho tem como objetivo descrever as dificuldades e desafios enfrentados pelos monitores do sétimo período assim como o aprendizado do conteúdo proporcionado pela atuação de discente-monitor.
METODOLOGIA: Este trabalho é um relato de experiência dos monitores quanto ao ensino de habilidades cirúrgicas aos estudantes de medicina. Durante o período letivo os monitores revisaram o conteúdo bibliográfico da disciplina com o objetivo de sanar eventuais dúvidas dos alunos, participaram de aulas teóricas lecionadas à turma, se disponibilizaram para treinamento prático dos alunos e lecionaram temas específicos relacionados ao conteúdo programático. Dentro do laboratório os alunos tiveram a oportunidade de treinar habilidades relacionadas à: Escovação e paramentação cirúrgica, instrumental cirúrgico e organização da mesa cirúrgica, conhecer os diversos tipos de suturas e fios além de suas indicações clínicas, e conhecer as técnicas adequadas de punção venosa central e periféricas. Durante as aulas os monitores puderam demonstrar aos alunos os conhecimentos práticos e corrigir os erros cometido por estes no momento em que ocorriam, facilitando o aprendizado de habilidades motoras necessárias na prática cirúrgica.
RESULTADOS: Os monitores puderam aprimorar habilidades comunicativas e didáticas, além de requerer autonomia e responsabilidade por parte destes, competências que serão necessárias durante a carreira médica. A prática do ensino se mostrou muito eficaz na consolidação do conteúdo, visto que lhes foram cobrados elaborar de forma clara as explicações dos temas aos alunos. No que tange aos alunos da disciplina os principais resultados obtidos pelos alunos e destacam-se a melhor associação do conteúdo teórico e prático da disciplina, uma melhor familiaridade com o ambiente e instrumental cirúrgico, mais tempo de treinamento das habilidades de sutura e punções.
CONCLUSÕES: O laboratório de habilidades é uma oportunidade excelente de introdução do acadêmico ao ambiente cirúrgico. Sendo que monitor se mostra o principal privilegiado quanto aos ganhos teóricos, práticos e morais, habilidades que lhe serão úteis durante toda a carreira médica.
Palavras-chave Monitoria acadêmica, Habilidades Cirúrgicas, Educação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.