Outros membros |
Caroline Gonçalves Martins, FLAVIA RUSSO SILVA PAIVA, Maira Rafaela Gomes Ferreira, Maria Eduarda Luna Torres Vieira, Maria Eduarda Silva Rizzo, Melissa Silva Rossatto, Nathielle Goncalves Arruda, Tais Jaine Coelho |
Resumo |
A Ludoteca UFV tem como finalidade a realização de atividades que valorizam a brincadeira e o lúdico como práticas incentivadoras do desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social. As ações na sede atendem as crianças, suas famílias e educadores de Viçosa e das cidades da microrregião e, por meio de ferramentas virtuais, alcança crianças e professores de todos os territórios. O projeto "Lúdico, infância e práticas pedagógicas: articulações possíveis", vinculado a Ludoteca UFV, tem como objetivo mobilizar professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para a potencialidades do lúdico em suas práticas pedagógicas, e também, proporcionar aperfeiçoamento à abordagem da temática da diversidade humana, ética, física, cultural, entre outros, com os alunos, colaborando assim, para desmistificação de estigmas e preconceitos sociais, de forma lúdica, ainda na infância. Essa formação é oferecida aos professores por meio de oficinas ministradas pela bolsista do projeto, disponibilizando uma apostila impressa elaborada com a temática da diversidade cultural. O material apresentado propõe dinâmicas de interpretação de histórias com os alunos; atividades artísticas; colagens; produções de textos coletivos; experimentações; tendo como início a narração da história Lápis cor da pele, onde questiona a pluralidade de cores de pele e as formas de preconceito velada. Simultaneamente os estudantes destes professores realizam brincadeiras acompanhadas pelos estagiários da Ludoteca. A avaliação dos professores é feita com um questionário sobre sua formação, atuação, prática pedagógica com temas da diversidade cultural e sugestões ao projeto. Já os alunos são questionados oralmente sobre o que mais gostaram e sugestões de outras atividades. O projeto propõe, assim, 8 atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental e 7 para a Educação Infantil que também é divulgado por meio digital. Por meio do Instagram da Ludoteca, @ludotecaufv, são feitas postagens das atividades para cada nível de ensino, intercaladas entre as semanas do projeto. Acessando um link, que permanece na descrição do perfil da Ludoteca, o professor ao preencher o formulário pode receber todo o material. Até o momento já há 4 escolas e 8 professores agendados. Na conta do Instagram, o alcance consta de mais de 800 contas, podendo somar mais de 2.350 reproduções em vídeos que estão sendo postados no ano de 2022. Dada a manifestação de agendamentos e acessos da conta no Instagram, há uma sinalização do projeto em contribuir na ampliação da ação formativa com os docentes por meio de oficinas, e vídeos audiovisuais, sensibilizando e capacitando-os na abordagem de temas como a diversidades étnica e cultural, articulando as pluralidades e os respeito às concepções individuais, desenvolvido por meio das vivências lúdicas que podem realizar com seus alunos de forma presencial ou remota. |