“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17444

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luana Alves dos Santos
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Caroline Gonçalves Martins, FLAVIA RUSSO SILVA PAIVA, Maira Rafaela Gomes Ferreira, Maria Eduarda Luna Torres Vieira, Maria Eduarda Silva Rizzo, Melissa Silva Rossatto, Nathielle Goncalves Arruda, Tais Jaine Coelho
Título Lúdico, infância e práticas pedagógicas: articulações possíveis
Resumo A Ludoteca UFV tem como finalidade a realização de atividades que valorizam a brincadeira e o lúdico como práticas incentivadoras do desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social. As ações na sede atendem as crianças, suas famílias e educadores de Viçosa e das cidades da microrregião e, por meio de ferramentas virtuais, alcança crianças e professores de todos os territórios. O projeto "Lúdico, infância e práticas pedagógicas: articulações possíveis", vinculado a Ludoteca UFV, tem como objetivo mobilizar professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, para a potencialidades do lúdico em suas práticas pedagógicas, e também, proporcionar aperfeiçoamento à abordagem da temática da diversidade humana, ética, física, cultural, entre outros, com os alunos, colaborando assim, para desmistificação de estigmas e preconceitos sociais, de forma lúdica, ainda na infância. Essa formação é oferecida aos professores por meio de oficinas ministradas pela bolsista do projeto, disponibilizando uma apostila impressa elaborada com a temática da diversidade cultural. O material apresentado propõe dinâmicas de interpretação de histórias com os alunos; atividades artísticas; colagens; produções de textos coletivos; experimentações; tendo como início a narração da história Lápis cor da pele, onde questiona a pluralidade de cores de pele e as formas de preconceito velada. Simultaneamente os estudantes destes professores realizam brincadeiras acompanhadas pelos estagiários da Ludoteca. A avaliação dos professores é feita com um questionário sobre sua formação, atuação, prática pedagógica com temas da diversidade cultural e sugestões ao projeto. Já os alunos são questionados oralmente sobre o que mais gostaram e sugestões de outras atividades. O projeto propõe, assim, 8 atividades para os anos iniciais do Ensino Fundamental e 7 para a Educação Infantil que também é divulgado por meio digital. Por meio do Instagram da Ludoteca, @ludotecaufv, são feitas postagens das atividades para cada nível de ensino, intercaladas entre as semanas do projeto. Acessando um link, que permanece na descrição do perfil da Ludoteca, o professor ao preencher o formulário pode receber todo o material. Até o momento já há 4 escolas e 8 professores agendados. Na conta do Instagram, o alcance consta de mais de 800 contas, podendo somar mais de 2.350 reproduções em vídeos que estão sendo postados no ano de 2022. Dada a manifestação de agendamentos e acessos da conta no Instagram, há uma sinalização do projeto em contribuir na ampliação da ação formativa com os docentes por meio de oficinas, e vídeos audiovisuais, sensibilizando e capacitando-os na abordagem de temas como a diversidades étnica e cultural, articulando as pluralidades e os respeito às concepções individuais, desenvolvido por meio das vivências lúdicas que podem realizar com seus alunos de forma presencial ou remota.
Palavras-chave lúdico, diversidade, formação docente
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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