Resumo |
Em uma realidade onde comunicações e encontros presenciais não eram possíveis devido a pandemia, as redes sociais exerceram um papel fundamental na manutenção da cadeia de vendas de muitos estabelecimentos alimentícios, diversificando o canal de comercialização, que era predominantemente tradicional e presencial. Portanto, por meio dessas redes e aplicativos de entrega, observou-se uma dificuldade por parte de pequeno produtores e feirantes, em se adaptar ao uso das mídias sociais e vendas online, devido, muitas vezes a falta de oportunidade para aprender a adaptar suas vendas diretas para um espaço online. Considerando um cenário onde, apesar da volta do comércio presencial, as redes sociais tomam conta da manutenção de grande parte das vendas, o presente trabalho teve como objetivo promover o fortalecimento da comercialização da agricultura e agroindústria familiar, nos municípios de Florestal, Juatuba, Mateus Leme e Pará de Minas, por meio do uso das ferramentas digitais e mídias sociais personalizadas às necessidades dos produtores da agroindústria familiar. As principais ações desenvolvidas neste projeto envolveram: a ida até as feiras presenciais em Pará de Minas e Florestal, ligações para associações de produtores das cidades de Juatuba e Mateus Leme, ambas ações com o objetivo de apresentar o projeto e convidar participantes. Num segundo momento, de forma personalizada e individual, com reuniões pré-agendadas, buscou-se: analisar a atual situação dos empreendimentos, com a avaliação, caso houvesse, das redes sociais utilizadas e a gestão das mesmas; a elaboração de um Plano de Comercialização personalizado para cada produtor atendido; a elaboração de informação nutricional e rotulagem; e início de capacitações sobre o uso de ferramentas de redes sociais como Instagram e WhatsApp Business. Até o presente momento, foi observado como resultado o aumento do engajamento dos produtores com seus próprios negócios, havendo alguns que já foram em busca de iniciar as vendas em estabelecimentos terceirizados para a exposição de seus produtos, aumento da consciência sobre as legislações sanitária vigentes, além também do aumento da visibilidade da Universidade Federal de Viçosa – Campus Florestal, uma vez que os produtores ficaram motivados pelas ações realizadas pela instituição. Pode-se que a partir da disponibilização de meios para profissionalização dos empreendimentos dos produtores, houve o desejo de não só manter, mas também expandir os negócios. Com o início das capacitações e adequação de redes sociais, os produtores terão mais vontade e capacidade para continuar com seus trabalhos, o que proporcionará a valorização e o fortalecimento da agroindústria familiar. |