Resumo |
Atuando há cinco como professora de uma rede municipal de ensino, minhas inquietações na temática trabalho docente, assumiram uma perspectiva crescente e particular ao vivenciar as dificuldades e incertezas impostas pela pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) nos anos 2020 e 2021. A intensificação e a precarização das atividades docentes, assumem, no contexto pandêmico, um viés mais abrangente e complexo com o chamado trabalho remoto. O envolvimento íntimo trabalho/casa, vida pessoal e doméstica/vida profissional, trabalho humano presencial de interação e afetividade versus trabalho humano remoto de distanciamento afetam a profissão, dando-lhe nova roupagem. Mediante este contexto, acredita-se que as transformações causadas pelo regime de quarentena e isolamento social trazem implicações ao trabalho docente. Diante das exigências pessoais e profissionais e dos estudos que apontam para efeitos negativos na saúde e motivação docente, impostas pela pandemia causada pelo vírus Covid-19, torna-se importante compreender como os docentes das escolas públicas do Município de São Geraldo vivenciaram esse momento, frente às demandas do ERE e possíveis implicações na saúde e motivação docente sob o ponto de vista de professores das escolas públicas do município citado. Utilizaremos como referencial teórico-metodológico a perspectiva etnossociológica das narrativas de vida de Daniel Bertaux (2010). Primeiramente, aplicaremos um questionário para traçar um perfil geral dos docentes atuantes em 02 escolas e 01 centro educacional deste município, cerca de 30 professores. Após, análise das respostas ao questionário serão selecionados os entrevistados para a coleta das narrativa, a partir dos critérios: 1 entrevistado com nível de motivação e/ou problemas relativos à saúde não afetado pela pandemia; 1 entrevistado com nível médio de motivação e/ou com problemas relativos à saúde pouco afetados; 1 entrevistado com nível de motivação muito afetada, bem como problemas relativos à saúde bastante afetados. Por se tratar de uma pesquisa em fase de projeto, ainda não há resultados efetivos apresentar, apesar de identificarmos que a saúde e a motivação docente durante o ERE já vem sendo objeto de preocupação de pesquisadores da área educacional, mostrando a pertinência de tal estudo. |