“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17399

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nathália Cristina Costa Tavares
Orientador BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS
Título Narrativas de vida: efeitos do ensino remoto emergencial na saúde e na motivação docente
Resumo Atuando há cinco como professora de uma rede municipal de ensino, minhas inquietações na temática trabalho docente, assumiram uma perspectiva crescente e particular ao vivenciar as dificuldades e incertezas impostas pela pandemia da COVID-19 e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) nos anos 2020 e 2021. A intensificação e a precarização das atividades docentes, assumem, no contexto pandêmico, um viés mais abrangente e complexo com o chamado trabalho remoto. O envolvimento íntimo trabalho/casa, vida pessoal e doméstica/vida profissional, trabalho humano presencial de interação e afetividade versus trabalho humano remoto de distanciamento afetam a profissão, dando-lhe nova roupagem. Mediante este contexto, acredita-se que as transformações causadas pelo regime de quarentena e isolamento social trazem implicações ao trabalho docente. Diante das exigências pessoais e profissionais e dos estudos que apontam para efeitos negativos na saúde e motivação docente, impostas pela pandemia causada pelo vírus Covid-19, torna-se importante compreender como os docentes das escolas públicas do Município de São Geraldo vivenciaram esse momento, frente às demandas do ERE e possíveis implicações na saúde e motivação docente sob o ponto de vista de professores das escolas públicas do município citado. Utilizaremos como referencial teórico-metodológico a perspectiva etnossociológica das narrativas de vida de Daniel Bertaux (2010). Primeiramente, aplicaremos um questionário para traçar um perfil geral dos docentes atuantes em 02 escolas e 01 centro educacional deste município, cerca de 30 professores. Após, análise das respostas ao questionário serão selecionados os entrevistados para a coleta das narrativa, a partir dos critérios: 1 entrevistado com nível de motivação e/ou problemas relativos à saúde não afetado pela pandemia; 1 entrevistado com nível médio de motivação e/ou com problemas relativos à saúde pouco afetados; 1 entrevistado com nível de motivação muito afetada, bem como problemas relativos à saúde bastante afetados. Por se tratar de uma pesquisa em fase de projeto, ainda não há resultados efetivos apresentar, apesar de identificarmos que a saúde e a motivação docente durante o ERE já vem sendo objeto de preocupação de pesquisadores da área educacional, mostrando a pertinência de tal estudo.
Palavras-chave Ensino Remoto Emergencial, Saúde Docente, Motivação docente
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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